Notícia

Pouso Alegre confirma mais de 600 casos de Covid na semana; UTI está em 97% de ocupação

Cidade tem o maior número de pessoas infectadas do Sul de Minas e continua com problemas de aglomerações. Vigilância Sanitária interditou locais no fim de semana

Magson Gomes / 14 março 2021

Pouso Alegre ultrapassou a marca de 600 casos confirmados de Covid-19 na semana. De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado neste domingo (14), com os dados atualizados da última sexta (12/03), na semana foram 618 exames positivos para coronavírus, um recorde nas confirmações semanais. O município chegou a 8.080 casos desde o início da pandemia, o maior número entre as cidades do Sul de Minas.

O número de vítimas fatais na cidade continua em 112 desde a última quarta-feira (09/03). Em caso de óbitos ocorridos no fim de semana de morador da cidade, a informação entra no boletim de segunda-feira. Atualmente, são 622 pessoas de Pouso Alegre diagnosticadas com o vírus que estão em acompanhamento, cumprindo isolamento domiciliar ou internadas em hospitais. O total de recuperados desde o início da pandemia é de 7.346.

Ocupação de leitos a beira do colapso

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid volta a ficar à beira do colapso. Com 97% de ocupação, resta uma vaga no setor. São 37 pessoas internadas no centro de terapia intensiva, sendo 24 pessoas de Pouso Alegre e 13 pacientes de cidades vizinhas.

Os leitos clínicos também passam dos 90% de ocupação. São 74 pacientes internados no setor, que tem 80 leitos para o tratamento da Covid.

Durante sessão extraordinária realizada está semana na Câmara Municipal, o prefeito Rafael Simões (DEM), explicou que o município havia conseguido mais leitos hospitalares após fazer a aquisição de vagas para ‘pacientes não Covid’ em hospital particular e disponibilizar os leitos do Hospital das Clínicas Samuel Libânio para o tratamento de pessoas com o coronavírus. O problema é que as internações também aumentaram no mesmo número dos leitos criados.

O prefeito voltou a pedir a conscientização das pessoas para cumprir as medidas de distanciamento e protocolos de higiene para se evitar o contágio na pandemia. Destacou que as unidades de saúde do município tiveram um aumento considerável de procura, chegando a atender 300 pessoas por dia na UPA.

Boletim epidemiológico de Pouso Alegre, referente a 12/03. reprodução prefeitura

Interdições de locais com aglomerações

No fim de semana, a Vigilância Sanitária de Pouso Alegre interditou locais que descumpriram as medidas de distanciamento social e uso de máscara. Neste domingo (14), foi interditada uma quadra de futevôlei, onde grande número de pessoas estavam sem máscara. no sábado também houve interdições na cidade. O balanço com total de locais fechados será informado nesta segunda-feira.

Mais Lidas