Notícia

Arquidiocese de Pouso Alegre suspende missas do Setor Pastoral Mantiqueira

Gabriella Starneck / 03 março 2021

Diante do aumento dos casos de Covid-19, todas as celebrações com presença de fiéis nas paróquias de Itajubá, Delfim Moreira, Maria da Fé, Marmelópolis, Piranguinho, Piranguçu e Wenceslau Brás estão suspensas. 

A Arquidiocese de Pouso Alegre publicou uma Carta Circular, nesta quarta-feira (03), que suspende todas as missas com presença de fiéis nas paróquias do Setor Pastoral Mantiqueira. A medida visa conter a propagação da Covid-19 na região, e será válida até o dia 18 de março.

O Setor Pastoral Mantiqueira abriga a cidade de Itajubá, Delfim Moreira, Maria da Fé, Marmelópolis, Piranguinho, Piranguçu e Wenceslau Brás. Em todos esses munícipios as missas presenciais estão suspensas, mas as celebrações e orações poderão ser transmitidas pelas redes sociais, TV’s ou rádios, como planejar os párocos e PASCOM’s.

“Considerando o momento presente vivido por todos nós, cientes do crescente contágio em nossos municípios, da insuficiência de leitos em nossos hospitais, dos limites e complexidades em atender à numerosa população da região, do desafio de promover o cumprimento do isolamento social, nós, Párocos, Vigários Paroquiais e Sacerdotes Residentes fazemos chegar a todos esta CARTA CIRCULAR, tendo consultado os conselhos paroquiais e o arcebispo metropolitano”, consta no documento.

O que pode ou não funcionar

De acordo com a Carta Circular, outras atividades também foram suspensas, como orações e práticas devocionais coletivas; os escrutínios dos Catecúmenos e a preparação dos outros adultos da Iniciação Cristã; o atendimento das confissões individuais e as confissões com absolvição geral dos fiéis; além de reuniões presenciais de conselhos, grupos, pastorais e movimentos.

Neste período, as igrejas matrizes e outras a juízo dos párocos e seus conselhos, que atendam às recomendações sanitárias de higienização, ventilação e distanciamento, permanecerão abertas. As secretarias paroquiais também poderão funcionar. No entanto, o acesso a esses locais se dará mediante o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

O documento ainda orienta os noivos, com casamento agendado neste período, a conversar com os párocos para tratar das condições sanitárias à realização das celebrações. Em relação aos pais que solicitaram o batismo de seus filhos, a recomendação é dialogar com os párocos sobre a possibilidade de adiar as celebrações do sacramento.

“Esperamos que as medidas descritas nesta Circular sejam acolhidas, em sinal de comunhão deste Setor Pastoral Mantiqueira, para o bem do nosso povo e em espírito de oração e solidariedade às vítimas da COVID 19 e aos profissionais da saúde, a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogada”, informa a carta.

Mais Lidas