Notícia

Pouso Alegre confirma mais duas mortes por Covid-19, e ocupação de UTI chega a 96%

Gabriella Starneck / 02 março 2021

Dos 32 leitos destinados ao tratamento da doença, apenas um está disponível no município. Ocupação de leitos clínicos está em 83%. 

A Prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais duas mortes por Covid-19, totalizando 102 vítimas da doença. Já são 7.156 casos da doença confirmados no município desde o início da pandemia, 136 a mais em relação ao último boletim. Os números são referentes a sábado (27), domingo (28) e segunda-feira, 1º de março.

A ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 96%, com apenas uma vaga, das 32 disponibilizadas, sem paciente internado. Das 31 pessoas que estão hospitalizadas, 16 são moradores de Pouso Alegre e 15 de municípios vizinhos. Já a ocupação de leitos clínicos está em 83%, com dez vagas disponíveis.

De acordo com a prefeitura, a falta de profissionais qualificados impede a criação de novos leitos para o tratamento do novo coronavírus. “Para abrir um leito de UTI não basta ter uma cama, ter respiradores, como ter outros equipamentos. O que falta pra nós, em Pouso Alegre, e para todas as cidades do Brasil, chama-se profissional qualificado para trabalhar nas UTIs”, afirma o prefeito Rafael Simões.

Covid-19 na Regional de Saúde

A Regional de Saúde de Pouso Alegre, que abrange 53 municípios, possui 39.921 casos confirmados do novo coronavírus, com 848 mortes. Poços de Caldas é a cidade com maior número de óbitos, 136 de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Em seguida vem Itajubá (123) e Pouso Alegre (102).

Em Itajubá a prefeitura inclusive determinou toque de recolher das 20h às 5h, no intuito de frear a disseminação da Covid-19 no município. O sistema de saúde público está colapsado, com a ocupação de UTI’s em 100%. Já a proporção ocupada de leitos de suporte está em 94%.

Mais Lidas