Notícia

Itajubá estabelece medidas mais restritivas após aumento da ocupação de leitos

Gabriella Starneck / 01 março 2021

Prefeito Christian Gonçalves se reuniu com o governador Romeu Zema, nesta segunda-feira, para pedir novos leitos de Covid-19 para o município. 

A prefeitura de Itajubá divulgou um novo decreto com medidas mais restritivas para conter a disseminação da Covid-19. O documento, assinado pelo prefeito Christian Gonçalves no sábado (27), estabelece toque de recolher das 20h às 5h e também limita o atendimento presencial no comércio até às 20h a partir desta segunda-feira, 1º de março.

Vale lembrar que, na última terça-feira (23), a prefeitura já havia divulgado um decreto com medidas restritivas. Entretanto, foi necessário adotar regras mais rígidas devido ao aumento de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no município e a crescente ocupação de leitos disponíveis na rede hospitalar.

O novo decreto ainda proíbe o uso de quadras esportivas e parques infantis; eventos com venda de ingressos, independentemente do número de pessoas; e limita a gratuidade das tarifas no transporte público coletivo ao usuário idoso das 10h às 15h. O documento será válido até o dia 15 de março.

Vale destacar que o estabelecimento que descumprir as normas do novo decreto estará sujeito às penalidades previstas no Código Sanitário. Inclusive a fiscalização nas ruas será reforçada, bem como o controle do uso de máscaras e a distância entre os clientes no interior dos comércios da cidade.

Covid-19 em Itajubá

De acordo com boletim atualizado pela prefeitura na noite de domingo (27), Itajubá possui 3.758 casos confirmados da doença, com 117 mortes. Vale ainda destacar que oito óbitos suspeitos estão sendo investigados. A taxa de letalidade é de 3,21%

Neste momento, 183 pacientes positivos para a Covid-19 estão em tratamento. A ocupação de UTI está em 87%, já a ocupação de leitos de suporte está em 94%. Vale destacar que esse percentual leva em conta moradores de Itajubá e de municípios vizinhos que estão hospitalizados.

Em relação a vacinação, 4.076 pessoas já receberam o imunizante em Itajubá. Para conferir os próximos grupos a serem vacinados, acesse este link.

Novos leitos para Itajubá

O prefeito Christian Gonçalves se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nesta segunda-feira, 1º de março, para solicitar novos leitos de Covid-19 para o Hospital de Clínicas de Itajubá e Santa Casa. O encontro foi organizado por intermédio do Deputado Federal, Bilac Pinto.

“Com muita atenção e com muito respeito ele [Romeu Zema] recebeu as nossas demandas, entre elas principalmente a importância do credenciamento de novos leitos na cidade de Itajubá, a qual ele se prontificou a analisar e trabalhar para que a gente consiga no futuro”, afirma o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.

Na mesma publicação, o governador de Minas Gerais afirma que está avaliando os pedidos e ressalta que “tudo o que estiver em nosso alcance será feito para atender Itajubá e região”.

Mais Lidas