Notícia

Idosos acima de 90 anos recebem vacina contra a Covid-19 em Pouso Alegre

Gabriella Starneck / 10 fevereiro 2021

De acordo com cronograma do Programa Nacional de Imunização, além dos trabalhadores da saúde, os idosos de 90 anos ou mais serão os próximos a serem vacinados.

Hélio Cherbele, de 90 anos, foi um dos primeiros a ser imunizado em PA

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a vacinar idosos com 90 anos ou mais nesta quarta-feira (10). O município recebeu 670 doses para esse público, que estão sendo aplicadas em postos de saúde de cinco bairros: Colina de Santa Bárbara, Cidade Jardim, São João, São Cristóvão e Pão de Açúcar.

O Terra do Mandu acompanhou a vacinação na unidade da Colina de Santa Bárbara. O senhor Élio Cheberle foi um dos primeiros a ser imunizado contra a Covid-19 no local: “Muita alegria, muita tranquilidade agora. Eu estava ansioso, agora estou muito feliz”, comemora.

Flávio, filho de seu Élio, fala que esse é um momento de alegria e esperança: “É o começo do fim dessa pandemia, a gente está muito feliz e agradecido por ter esse momento. Porque agora nossos idosos começam a ficar protegidos dessa doença”.

Logo no início da tarde desta quarta-feira (10), quando começou a vacinação desse público em Pouso Alegre, uma pequena fila se formou. Os filhos que traziam seus pais também queriam registrar o momento. José Bonifácio levou a mãe, dona Maria Izaura, de 92 anos, para tomar a primeira dose da vacina. “Estou muito feliz”, celebrou a idosa.

O médico aposentado José Pio Magalhães, que está chegando aos 93 anos, também foi imunizado. “Já fiz muito essas vacinas, e agora chegou minha vez”. O filho de seu José, Onir Pio, complementou: “Foi um ano difícil para todo mundo, mas graças a Deus a vacina chegou. Se Deus quiser até o fim do ano nós vamos estar com a vida normal de novo.”

Cadastro de idosos acima de 60 anos

A prefeitura de Pouso Alegre informou que idosos com mais de 60 anos podem se cadastrar neste link para orientar a vacinação contra a Covid-19. A secretaria municipal de Saúde vai usar o número de cadastrados para destinar as doses que a cidade receber, de acordo com a faixa etária.

“É mais fácil a nossa organização. Nesse cadastro a gente já colocou as informações dos acamados, que a gente vai fazer o agendamento para aplicar essas vacinas. Então é importante o preenchimento correto para que a gente possa organizar as próximas fases da vacinação”, afirma a secretária de Saúde, Silvia Regina.

Quem não tiver acesso à internet pode fazer o cadastro em uma Unidade Básica de Saúde. No entanto, Silvia destaca que é necessário comparecer ao local com o Cartão Municipal do SUS. Caso o cidadão não tenha, será necessário procurar uma UBS para fazer.

Mais Lidas