Notícia

Novas doses das vacinas anti Covid-19 chegam em Pouso Alegre

Gabriella Starneck / 28 janeiro 2021

Distribuição para os 53 municípios que compõem a unidade começa na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro. 

Regional de Saúde recebeu 16,4 mil doses da vacina contra a Covid-19

Mais de 16 mil novas doses das vacinas contra a Covid-19 chegaram em Pouso Alegre na manhã desta quinta-feira (28). O avião que transportava os imunizantes pousou no aeroporto por volta das 11h20, e o material foi levado, com escolta da Polícia Militar, para a Superintendência Regional de Saúde.

Segundo o superintendente da regional, Régis Kersul, a unidade recebeu 8.460 doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em território nacional com a matéria prima da Sinovac, e 8 mil da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

As doses serão distribuídas aos 53 municípios que compõem a Regional de Saúde de Pouso Alegre a partir da próxima segunda-feira, 1º de fevereiro. No entanto, a quantidade que cada cidade irá receber ainda não foi divulgada.

Distribuição das doses

Régis Kersul explica que a superintendência já está orientando os municípios a pegarem as vacinas na próxima segunda-feira. Além da distribuição das novas doses, a unidade também vai entregar o restante das vacinas da primeira remessa que chegou em Pouso Alegre, para que a segunda dose do imunizante seja aplicada.

Em relação a Coronavac, o prazo para aplicação da segunda dose varia de duas a quatro semanas. Já no caso da AstraZeneca, varia de quatro a 12 semanas, ou seja, três meses. Segundo o superintendente, quem recebeu a primeira dose da Coronavac deve receber a segunda dose da mesma vacina.

“Por isso que a gente está distribuindo todas as doses da AstraZeneca, porque daqui a três meses o ministério certamente já adquiriu nova remessa de AstraZeneca, e a gente vai poder dar a segunda dose para essas pessoas”, explica Kersul.

Mais Lidas