Economia

Pagamento do Bolsa Família é retomado após fim de Auxílio Emergencial

Magson Gomes / 22 janeiro 2021

Em Pouso Alegre 4.172 famílias recebem o benefício. O pagamento é para as pessoas que já recebiam o Bolsa Família antes do Auxílio Emergencial.

As famílias que têm direito ao Bolsa Família voltam a receber o benefício a partir dessa semana (18 a 29 de janeiro). A secretaria municipal de Políticas Sociais de Pouso Alegre divulgou o Calendário Oficial dos pagamentos, que são realizados de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).

A disponibilização do benefício para saque ou crédito em conta bancária, acontece de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular do Bolsa Família.

Portanto, para cada final do NIS há uma data correspondente por mês. Se o NIS do titular termina com o número 5, em janeiro, por exemplo, os pagamentos iniciam-se nesta sexta-feira, dia 22. Os depósitos ocorrem nos 10 (dez) últimos dias úteis de cada mês.

Em Pouso Alegre 4.172 famílias recebem o Bolsa Família

O Bolsa Família é pago às famílias inscritas no Cadastro Único que atendem aos critérios do programa. A coordenadora do programa em Pouso Alegre, Marina Ramalho, explica que o pagamento é feito para as pessoas que já recebiam o Bolsa Família antes do Auxílio Emergencial.

“Quem recebeu o Auxílio Emergencial, mas não recebia o Bolsa Família anteriormente, muito provavelmente não vai receber o Bolsa Família. O sistema programa é gerido pelo governo federal, que retira e coloca outras pessoas, dependendo do monitoramento da renda de cada família. Mas as averiguações para bloqueios e cancelamentos estão suspensas por causa da pandemia, não abrindo vagas para novas famílias serem inseridas”, explica Marina.

Atualmente, em Pouso Alegre há 4.172 famílias que recebem o Bolsa Família. “E nesse momento, esse é o teto para o município de famílias que podem ser beneficiadas. Pode ser que isso mude, mas vamos depender do governo federal”, completa a coordenadora do programa na cidade.

Os valores são diferentes para cada família, dependendo do número de pessoas na casa e a renda declarada. Em Pouso Alegre, por exemplo, há benefício de R$ 41 a R$ 700.

As pessoas que estão na expectativa de receber o benefício podem entrar em contato com o WhattsApp do Bolsa Familia em Pouso Alegre, que é o 035 9888-1494.

Confira o calendário de pagamento para todos os meses do ano na tabela abaixo:

Para esclarecimentos, entre em contato com o CRAS:

Mais Lidas