Notícia

COVID-19: Itajubá recebeu 1.727 doses na 1ª remessa da vacina

Terra do Mandu / 21 janeiro 2021

Plano é aplicar todas as doses até a próxima quarta-feira (27). A enfermeira Eliane Quintiliano foi a primeira pessoa imunizada no município.

A enfermeira coordenadora da Epidemiologia foi a primeira vacinada. Foto: Divulgação prefeitura

A prefeitura de Itajubá divulgou o calendário de vacinação dos grupos prioritários que irão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O município retirou na tarde desta quarta-feira (20), as 1.727 doses do primeiro lote que chegou à Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

No fim da tarde de ontem, as primeiras pessoas da área da saúde, que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus na cidade, começaram a ser imunizadas. A enfermeira Eliane Quintiliano, Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura, foi a primeira a ser vacinada.

Eliane trabalha há 25 anos na Prefeitura de Itajubá e atualmente coordena uma equipe de 12 colaboradores que acompanham diariamente os testes de Covid-19 realizados no município para a elaboração do “Boletim Epidemiológico”, além de direcionar os casos e esclarecer as dúvidas da população e das instituições de saúde.

O prefeito, Christian Gonçalves, e a secretária adjunta de Saúde, Maria Goretti Ferreira Parada Oliveira, acompanharam as primeiras vacinações. Christian salientou a importância do momento para o Brasil e Itajubá e pediu a compreensão da população em relação à quantidade restrita de doses disponibilizadas aos municípios.

“Quero pedir a paciência da nossa população, pois novas remessas da vacina chegarão ao longo de todo o ano de 2021. Juntos, nós vamos vencer a batalha contra esse vírus”, ressaltou.

Outros 12 profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia causada pelo novo coronavírus também receberam a vacina na cerimônia transmitida ao vivo no facebook da prefeitura.

Equipes de linha de frente da Covid começaram a ser imunizadas assim que a vacina chegou. Foto: Divulgação prefeitura

Cronograma de vacinação

A prefeitura definiu que até a próxima quarta-feira (27), as doses recebidas serão aplicadas nas pessoas indicadas no protocolo do Ministério da Saúde.

Serão vacinados, prioritariamente, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19; idosos institucionalizados que vivem em asilos, casas de repouso e vilas vicentinas; e pessoas com deficiência maiores de 18 anos em regime de internato. As vacinas do primeiro lote serão aplicadas conforme cronograma abaixo:

  • 21/01 (quinta-feira) – Vacinadores, médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem das unidades de saúde;
  • 22/01 (sexta-feira) – Idosos institucionalizados;
  • 25 a 27/01 (segunda a quarta-feira) – Profissionais da linha de frente do Hospital de Clínicas, Santa Casa, Unimed e Ceam.

Mais Lidas