Notícia

Chuva forte em Pouso Alegre provoca pontos de alagamentos

Terra do Mandu / 15 janeiro 2021

A forte chuva da tarde desta sexta-feira (15) alagou diversas ruas de Pouso Alegre, principalmente nos bairros Santo Antônio, Primavera, Medicina e Centro. De acordo dados da Defesa Civil do município, na região do Santo Antônio, por exemplo, foram 44 milímetros de chuva em menos de uma hora.

A Rua Comendador José Garcia ficou tomada pela água entre as ruas Santo Antônio e Monsenhor Dutra. Já a parte mais baixa da Bom Jesus se transformou em um mar. Outro ponto que foi atingido pelo temporal foi a Avenida São Francisco, próximo a Câmara Municipal. O local parecia um rio cheio de lama.

De acordo com a Prefeitura Municipal, após a chuva a água já havia escoado das vias em cerca de 10 minutos. Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Obras trabalham para realizar a limpeza nas ruas atingidas.

“As galerias pluviais, principalmente das áreas centrais do município, não são capazes de drenar todo o escoamento necessário em eventos de chuva extrema, causando incidência de alagamentos e inundações, principalmente nos meses de dezembro e janeiro”, informou a prefeitura.

A expectativa é que a construção da nova rede de galerias na bacia do bairro Primavera ajude a captar e desviar grande parte do fluxo pluvial que hoje sobrecarrega o sistema existente. Até o momento, apenas 1/3 da obra está concluída.

Mais Lidas