Notícia

Vacinação contra Covid-19: Seringas e agulhas chegam na regional de Pouso Alegre

Magson Gomes / 13 janeiro 2021

Foram entregues mais de 300 mil unidades que serão distribuídas aos municípios da regional. Governador Romeu Zema visitou local de armazenamento do material.

Governador Zema e superintendente Régis Kersul entre caixas de seringas e agulhas em Pouso Alegre. Foto: Marcelo Barbosa – Imprensa MGa

As seringas e agulhas que serão utilizadas para aplicar a vacina contra a Covid-19 já começaram a chegar na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. O governo de Minas enviou 328 mil unidades para serem distribuídas aos 53 municípios que compõem a regional de saúde, totalizando quase 1 milhão de habitantes.

Nesta terça-feira (12), após compromissos agendados em Extrema e Santa Rita do Sapucaí, o governador Romeu Zema passou na Superintendência de Saúde para vistoriar a chegada e início da distribuição dos primeiros lotes das seringas agulhadas para vacinação contra a covid-19 na microrregião. A imprensa não foi avisada da visita.

Em nota divulgada pela assessoria do governador, Romeu Zema ressaltou o planejamento do Estado ao adquirir as seringas agulhadas de forma antecipada.

“Como venho afirmando, o mineiro terá um processo de vacinação totalmente estruturado e seguro. Estamos trabalhando com agilidade e eficiência para garantir que a população seja imunizada o mais rápido possível. Por isso decidi acompanhar de perto esse processo tão importante de entrega e distribuição das seringas”, garantiu.

Ao todo, o Governo de Minas adquiriu, de forma antecipada, 50 milhões de unidades, sendo que 20 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede Frios da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte. A Central é responsável por encaminhá-las às superintendências e regionais de Saúde, que as farão chegar a todos os municípios mineiros.

Vacinação em Minas

Em entrevista à EPTV, o governador afirmou que a vacina será direcionada a todos os mineiros que queiram se vacinar. E não será obrigatória. Todo posto de saúde dos municípios vão receber a vacina. Todo Brasil vai obedecer as orientações do Ministério de Saúde, com os grupos prioritários.

Zema voltou a afirmar que a vacinação será conduzida pelo Ministério da Saúde. Então, o início do plano nacional depende do governo federal e aguardamos uma posição do ministro da Saúde. “No meu entender, nesse mês de janeiro a vacina chega e começa o processo de vacinação. Ou, no mais tardar, no mês de fevereiro,” disse o governador Romeu Zema.

Entrega de seringas e agulhas em Pouso Alegre. Foto: Marcelo Barbosa – Imprensa MGa

Alerta

O Governo de Minas segue orientando a população mineira em relação aos cuidados a serem mantidos para controle da Covid-19, em atenção ao aumento dos índices de transmissão da doença. A recomendação é sempre usar máscara, evitar aglomerações e fazer a higienização constante das mãos.

Mais Lidas