Economia

XCMG lança escavadeira de 90 toneladas de olho no mercado da mineração

Magson Gomes / 11 dezembro 2020

Esse é o maior equipamento da multinacional chinesa, com fábrica em Pouso Alegre – Foto: Terra do Mandu

A escavadeira hidráulica XE900D foi apresentada na fábrica da XCMG em Pouso Alegre nesta sexta-feira (11). A máquina de 90 toneladas e aproximadamente 14 metros de comprimento é voltada para a área da mineração. Ela foi adquirida por um cliente do Mato Grosso, que recebeu as chaves durante o evento realizado na fábrica da empresa.

O vice-presidente da XCMG Brasil, Tian Dong, conversou com nossa reportagem. Ele conta que as primeiras máquinas estão sendo fabricadas na China, mas a intenção é que a produção seja feita na fábrica de Pouso Alegre para atender toda a América Latina.

A XCMG já fornece máquinas para o território nacional e latino-americano desde 2004. Em 2014 inaugurou sua primeira fábrica fora da China, sendo Pouso Alegre, Sul de Minas Gerais, Brasil, o local escolhido. O investimento inicial foi de U$$ 500 milhões de dólares.

Já consolidada nos segmentos de construção e agroindústria, a empresa se prepara para aplicar a expertise e influência na produção de grandes equipamentos para o mercado de mineração. “Nosso compromisso é oferecer os melhores produtos com alta qualidade e melhor custo-benefício. Temos acompanhando a linha de produção desses equipamentos de perto para garantir que todas as necessidades dos clientes nacionais serão atendidas”, afirma o vice-presidente.

O vice-presidente garantiu que outras unidades da XE900D, sem mencionar quantas, já foram adquiridas por clientes brasileiros.

Vice-presidente da XCMG Brasil afirma que objetivo é produzir a XE900D na fábrica em Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

O lançamento marca a entrada da multinacional chinesa no mercado de mineração brasileiro, com perspectiva de que este seja o primeiro a responder pela recuperação econômica no país no próximo ano, já que conta com ampla capacidade instalada de minério de ferro, e a crescente demanda chinesa pelo produto. “Esperamos que a mineração efetivamente seja uma das principais base para o crescimento da economia nacional e, com isso, a XCMG Brasil possa marcar presença também neste mercado”, declara o presidente Geral da XCMG Brasil, Mr. Wang Yan Song.

Fabricada na China, a escavadeira XE900D tem sido utilizada por empresas de mineração em países como Austrália, Mongólia e Rússia, demonstrando alta performance e excelente custo-benefício, com maior produtividade, economia de diesel e baixa emissão de poluentes. Segundo o presidente da Indústria da XCMG do Brasil, Mr. Gan, a intenção é que o equipamento passe a ser fabricado na indústria XCMG do Brasil na medida em que sua demanda na América Latina se concretize.

Demonstrações de máquinas

Durante o evento, outras máquinas produzidas na fábrica de Pouso Alegre foram apresentadas aos potenciais clientes da XCMG. Algumas delas podem ser operadas através de controle remoto, como essa aqui, chamada de spider.

Esse modelo, uma carregadeira de 25 toneladas, testa a habilidade do operador. Com uma agulha presa na caçamba, ele atravessou a porca para conseguir furar os balões.

VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO:

XCMG Indústria

Fundada em 1943, a Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG) é o maior grupo de empresas na indústria de maquinário de construção da China, com a maior variedade e série de produtos, e a mais competitiva e influente no setor. Ocupa atualmente o Quarto lugar na indústria mundial de maquinário de construção e a Primeiro lugar no top 100 da indústria chinesa de maquinário.

A visão corporativa da XCMG é tornar-se uma empresa de classe mundial com confiança global e criação de valor único. Os valores da marca XCMG são qualidade, inovação, valor e responsabilidade.

Em 2014, a XCMG iniciou a sua linha de produção na cidade de Pouso Alegre/MG que, com sua localização estratégica na rodovia Fernão Dias, estreitou ainda mais os laços da marca com um mercado que, cada vez mais, exige qualidade, tecnologia e inovação. A XCMG Brasil fabrica máquinas pesadas, tais como escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, motoniveladoras e perfuratrizes. É a primeira unidade fabril do grupo com operações fora do continente asiático

Mais Lidas