Notícia

Prefeito de Pouso Alegre alerta sobre aumento de casos de Covid-19 na cidade

Magson Gomes / 10 dezembro 2020

Acompanhado da secretária de Saúde e do presidente da Acipa, Rafael Simões faz apelo para a necessidade de manter os cuidados e para não precisar fechar o comércio.

Prefeito gravou vídeo nesta quinta (10). Imagem: reprodução Ascom PMPA

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, gravou um vídeo nesta quinta-feira (10) para alertar sobre o aumento dos casos de Covid-19 na cidade e a necessidade para que a população siga os protocolos de segurança no combate à pandemia. O prefeito estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Sílvia Regina Pereira, e do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), Filipe Vargas.

Rafael Simões afirma que foi registrado um aumento expressivo nos casos de Covid-19 nos últimos dias. Conforme os boletins divulgados pela prefeitura, são 175 novos casos confirmados nos primeiros oito de dezembro. O total de mortes em Pouso Alegre, nos dados do município, está em 77, com um caso ocorrido em dezembro e outros três que estavam em investigação desde novembro e teve a confirmação neste mês.

O número de pacientes internados que também voltou a aumentar, passando de seis para 15 e moradores da cidade. E de 16 para 25 de moradores de cidades vizinhas hospitalizados em Pouso Alegre.

Os números ainda são inferiores aos registros de julho e agosto, mas estão com a tendência de alta, como em outros regiões do estado.

Alerta para manter os cuidados e não precisar fechar o comércio

Diante desse quadro e da falta de cuidados por parte de uma parcela da população, o prefeito ressaltou a importância de seguir com as medidas protetivas.

“Nós estamos há nove meses enfrentando a pandemia. Nós já descobrimos que é possível conviver com o vírus, mas para que isso seja possível nós temos que seguir todos os protocolos que foram indicados. E nós estamos percebendo claramente que a população está abandonando as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde]”, afirmou.

“Estou dizendo para vocês: nós vamos começar a agir fortemente novamente. Nós sabemos que estamos num momento muito importante para o nosso comércio e não temos interesse nenhum em fechá-lo”, completa Rafael Simões.

Para o presidente da Acipa, Filipe Vargas, somente seguindo os protocolos será possível manter o comércio em funcionamento. “Nós estamos agora nas proximidades do Natal. Então é muito importante que todos continuem a seguir os protocolos de segurança que já foram amplamente divulgados e definidos. Só isso protegerá as nossas equipes de trabalho, os nossos consumidores e manterá o comércio funcionando em Pouso Alegre. ”

A secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira, diz que a Vigilância Sanitária vai atuar para coibir as aglomerações. “Nós pedimos a compreensão de todos. Nós não temos que policiar, as pessoas têm que ter consciência de que a responsabilidade é de cada um”.

“A solução para o problema de coronavírus está em cada um de nós. Por isso peço a todos vocês: vamos seguir os protocolos de distanciamento, do uso de máscaras, o uso do álcool em gel, que nós podemos superar tão logo chegue a vacina para por fim nisso. Mas por quanto nós contamos com cada um de vocês”, finalizou o prefeito.

Mais Lidas