0

Artesãos criam loja colaborativa para vender seus produtos em Pouso Alegre

Luíza Carvalho
04/12/2020

Artesãos de Pouso Alegre e região se uniram e criaram o espaço ‘Nós de Minas’. A loja colaborativa reúne mais de mil itens feitos à mão, por cerca de 20 artesãos. Tem artigos para decoração de ambientes, acessórios, roupas, bolsas, cartões e papelaria personalizada. Tem ainda o espaço do café e da cachaça artesanal.

A artesã idealizadora do espaço, Suzana Pereira, conta que o objetivo é valorizar o artesão local e sua produção. O espaço também surgiu da deficiência de ter um lugar para expor os produtos para venda.

“As pessoas locam um espaço na loja e expõem os produtos. A gente faz toda curadoria e divulgação das peças. Tudo feito com amor; para quem quiser vir conhecer e presentear com algo diferenciado”, conta.

O local funciona como uma galeria. Foto: Terra do Mandu

“Sempre falo que aqui é uma loja e mil amores. Porque aqui são peças feitas à mão, valorizando o artesão e com mil produtos. E acho que temos que valorizar o local neste momento de pandemia”, destaca Suzana.

Paulo, marido da Suzana, atuava como técnico em telecomunicações. Depois de uma crise de ansiedade, se tornou artesão do crochê. Em poucas horas de trabalho, ele produz peças como essas: tem o sapo, o coelhinho, o macaquinho…

Após uma crise de ansiedade, Paulo se tornou artesão no crochê. Foto: Terra do Mandu

Marcela, uma das artesãs que expõem seus trabalhos para serem comercializados na loja, conta que a loja colaborativa foi uma ótima opção, pois a venda dos itens personalizados de papelaria é a sua única fonte de renda. “Nem todo mundo tem condições de montar uma loja, aqui nós pagamos um valor simbólico e podemos deixar os produtos expostos e vender.”

No local, as pessoas vão encontrar peças que custam entre R$ 15 e R$ 200. A loja Nós de Minas fica na Rua Santo Antônio, número 108, no Centro. E funciona de segunda a sábado, das 09h às 18h.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.