Educação

IFSULDEMINAS abre inscrições para vestibular 2021

Luíza Carvalho / 02 dezembro 2020

As inscrições para o vestibular 2021 do IFSULDEMINAS terão início na próxima segunda-feira (07). Foto: Terra do Mandu

No total serão ofertadas mais de 3.300 vagas em 82 cursos, sendo 1.245 vagas para o ensino integrado, 700 para o subsequente e 1.368 para o ensino superior (sem contar as 267 vagas, via SISU, que serão disponibilizadas em edital próprio ainda a ser lançado).

As inscrições, que começam na próxima semana, devem ser feitas por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição no processo seletivo atual e a seleção se dará de forma totalmente on-line. Todas as informações, editais e atualizações deste processo seletivo estarão concentras no site do IFSULDEMINAS. neste site.

As oportunidades são para 44 cursos técnicos nos seis campi (Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre) e dois campi avançados do instituto (Carmo de Minas e Três Corações) e 38 superiores, apenas nos campi.

Destacam-se dois novos cursos: os Técnicos Subsequentes em Design de Interiores (Campus Pouso Alegre) e em Geoprocessamento (Polo Inconfidentes), este com carga horária 100% on-line.

O Campus Pouso Alegre tem os cursos técnicos de Administração, Edificações e cursos superiores de Engenharia Civil, Engenharia Química dentre outros.

Formas de ingresso

O Ingresso no Ensino Técnico será feito por sorteio, ordem de inscrição ou análise de histórico escolar. Já no Ensino Superior, será com base na nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, o IFSULDEMINAS também permitirá o ingresso de estudantes no ensino técnico e no superior por meio de vagas olímpicas (edital separado). Ou seja, estudantes premiados em Olimpíadas do Conhecimento poderão concorrer a vagas específicas.

Vagas destinadas para alunos de escolas públicas e demais cotas.

O IFSULDEMINAS reserva 50% de suas vagas à inclusão social, por meio da política de Ações Afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de Ações Afirmativas e o PcD Geral é obrigatório, no momento da matrícula, apresentar documentação comprobatória. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Mais Lidas