Veja os locais e as seções de votação para os mais de 100 mil eleitores de Pouso Alegre

Magson Gomes / 14 novembro 2020

São 38 locais de votação em Pouso Alegre. As seções da União Operária migraram para a Faculdade de Medicina.

Veja também as medidas de segurança sanitária por causa da Covid-19. Imagem: reprodução TRE-MG

As eleições municipais 2020 ocorrem neste domingo, dia 15 de novembro. Em Pouso Alegre tem 103.699 eleitores aptos a votar. Esses eleitores estão espalhados por 38 locais de votação.

Nesse ano, as três seções que ficaram na União Operária, na Rua Bom Jesus, passaram para a faculdade de Medicina. São as seções 104, 105 e 160. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Milton Gonçalves Júnior, a mudança ocorreu por causa da falta de acessibilidade no antigo local de votação.

Principais locais de votação

O local onde há o maior número de eleitores na cidade é na Escola Estadual Vinícius Meyer. São 5.835 eleitores, em 20 seções. Depois vêm Colégio São José (4.935) e Faculdade de Direito (4.726) com segundo e terceiro locais com mais pessoas votando. O local com menor número de pessoas votando no município fica no bairro rural do Cervo, com 201 pessoas numa única seção.

Veja a lista completa Locais de votação Pouso Alegre_com agregações

As agregações, informadas pelo Cartório Eleitoral, são casos de mais de uma seção funcionando em apenas uma urna. Esses casos estão marcados em negrito na lista, como as seções 342/456, no CIEM Faisqueira.

Antecipação do horário da eleições e outras alterações por causa do coronavírus

Para as eleições deste ano, que acontecem em meio à pandemia de Covid-19, o TSE elaborou um Plano de Segurança Sanitária, visando minimizar os riscos de contaminação pela covid-19 e garantir a segurança de todos os eleitores, mesários e demais envolvidos no processo eleitoral. Confira abaixo as principais recomendações.

  • O horário de votação foi ampliado e será das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h é preferencial para eleitores a partir dos 60 anos.

  • A identificação biométrica não será utilizada nestas eleições.

  • O uso de máscaras nos locais de votação é obrigatório e ninguém entrará sem máscara nas seções eleitorais. Por isso, a Justiça Eleitoral pede que todos os eleitores já saiam de casa com a proteção.

  • Todos devem respeitar a distância mínima de 1m para as pessoas ao redor e evitar contato físico com outras pessoas.

  • Se possível, o eleitor deve ir votar sozinho, sem levar crianças ou outros acompanhantes.

  • Não deixar para votar na última hora.

  • Levar a própria caneta, de tinta azul ou preta, para assinar o caderno de votação.

  • Higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

  • Permanecer no local de votação apenas o tempo suficiente para votar.

  • Se tiver febre no dia da votação ou se teve diagnóstico de covid-19 nos 14 dias antes da eleição, o eleitor e o mesário não devem sair de casa.

Outras recomendações

Todo eleitor deve levar um documento com foto para apresentar ao mesário quando entrar na seção eleitoral. São aceitos carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e carteiras de entidades profissionais reconhecidas por lei, como OAB e Conselho Regional de Medicina.

Quem já fez o recadastramento biométrico tem a foto no e-Título e pode usar o aplicativo como documento de identificação. Mas, atenção: o eleitor não pode usar o celular na cabine de votação.

O eleitor que não puder ir votar deverá justificar sua ausência às urnas. Quem estiver fora do seu domicílio eleitoral pode fazer a justificativa no próprio dia, pelo aplicativo e-Título ou indo a uma seção eleitoral da cidade onde estiver. Quem não puder votar por outros motivos terá 60 dias para fazer a justificativa, pelo app e-Título ou pelo Sistema Justifica. Nesse caso, deverá apresentar um documento que justifique a ausência, como um atestado médico. Se o eleitor não tiver um documento que comprove o motivo da ausência ele deverá escrever o motivo no requerimento, e o juiz eleitoral vai analisar.

Mais Lidas