Notícia

Nesta sexta (06) tem o debate com os candidatos a prefeito de Pouso Alegre

Magson Gomes / 06 novembro 2020

O debate terá transmissão ao vivo, a partir das 19h, pela página do Terra do Mandu no Facebook e pelo canal do Terra do Mandu no YouTube.

 

A faculdade UNA Pouso Alegre e o portal de notícias Terra do Mandu e realizam, nesta sexta-feira, dia 06 de novembro, o debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de Pouso Alegre. Foram convidados os seis candidatos que concorrem à vaga de prefeito da cidade.

O debate terá transmissão ao vivo, a partir das 19h, pela página do Terra do Mandu no Facebook e pelo canal do Terra do Mandu no YouTube.

Os representantes da faculdade UNA e o Terra do Mandu entendem que, ao promover o debate, estão cumprindo a responsabilidade social de contribuir para que os eleitores conheçam as plataformas de cada candidato.

Assuntos como educação, saúde, segurança, emprego, políticas para a juventude, tributação municipal, meio ambiente estarão na discussão.

As regras do programa foram definidas pela organização e todos as coordenações das campanhas foram cientificadas dos termos para garantir os critérios de igualdade e isonomia do evento.

A realização do debate, suas regras e todo o regulamento foram protocoladas na Justiça Eleitoral.

A diretora da UMA Pouso Alegre, Daniela Tessele, ressalta a importância da organização do debate. “Estamos vivendo um processo democrático muito importante para todos os municípios. Nada melhor que envolver nossos alunos nesse processo de compreensão das propostas dos candidatos para o desenvolvimento e melhoria das cidades”, afirma (veja o vídeo abaixo)

Formato do debate

Os seis candidatos a prefeito de Pouso Alegre nas eleições municipais de 2020 foram convidados a participar do debate.

O programa será dividido em quatro blocos, com duração total de até 03 horas. E funcionará da seguinte forma: o primeiro será de apresentação; o segundo de perguntas e respostas entre os candidatos; e o terceiro com perguntas enviadas previamente pelos alunos da Faculdade UNA; e o quarto com as considerações finais dos candidatos.

Primeiro Bloco

No bloco de apresentações, os candidatos terão um tempo de 05 (cinco) minutos para se apresentar e expor, de maneira sucinta, alguns pontos de sua plataforma de governo.

Para garantir a imparcialidade, as ordens de fala serão sorteadas e o microfone dos candidatos que excederam o limite de tempo definido para fala, serão imediatamente cortados.

Segundo Bloco

No segundo bloco serão sorteadas duplas para o debate, através dos nomes colocados em uma urna. O primeiro a ser sorteado é quem fará as perguntas. O segundo do sorteio irá responder.

O tempo será distribuído da seguinte forma:   a) 01 (um) minuto para a pergunta; b) 02 (dois) minutos para resposta; c) 01 (um) minuto para a réplica; d) 01 (um) minuto para tréplica.

Havendo um número ímpar de participantes no debate, será formado um trio para o qual serão realizadas perguntas, respostas e comentários. Nessa hipótese em cada rodada de perguntas, cujos temas serão sorteados, o tempo será distribuído da seguinte forma: a) 01 (um) minuto para a pergunta; b) 02 (dois) minutos para resposta; c) 01 (um) minuto para o comentário; d) 01 (um) minuto para a réplica; e) 01 (um) minuto para tréplica. f) 01 (um) minuto para o comentário final;

Na segunda rodada de perguntas a ordem se inverterá e os candidatos que responderam primeiro, vão perguntar aos candidatos que iniciaram o bloco perguntando.

No caso do trio, quem respondeu fará a próxima pergunta. O candidato que fez o comentário e quem fez a pergunta na rodada anterior entra em um novo sorteio para saber quem reponde e quem comenta.

Terceiro bloco

No terceiro bloco do debate, mantendo-se a ordem do sorteio inicial, os candidatos responderão as perguntas feitas por alunos, sendo um representante de cada um dos cursos da Faculdade UNA abordando sua área de estudo.

As perguntas serão feitas diretamente pelos alunos que entrarão na sala apenas no momento de sua respectiva pergunta e, com o tempo máximo de 03 minutos.

Quarto bloco

No quarto e último bloco do debate, os candidatos farão suas considerações finais. Obedecendo a ordem de sorteio inicial, cada um terá o tempo de 02 minutos para fazer sua última exposição.

Os candidatos devem se pautar pelos princípios da ética e do decoro. O mediador terá amplos poderes para intervir na condução dos trabalhos, podendo cassar a palavra do candidato que desrespeitar o tempo de fala definido ou faltar com o decoro.

O candidato que se sentir ofendido, com ataques pessoais, calúnia, difamação ou injúria durante as falas dos oponentes, poderá requerer ao mediador o direito de resposta ao final da fala do outro candidato que o ofendeu. O mediador poderá consultar a comissão organizadora e se concedido o direito de resposta, ele será concedido ao ofendido, utilizando-se o tempo do ofensor.

Mais Lidas