Notícia

Minas apresenta forte redução de novos casos de Covid, afirma secretário de Saúde

Magson Gomes / 29 outubro 2020

Carlos Eduardo Amaral afirma que a tendência é de estabilização nos próximos dias, com a chegada do Verão, que reduz, naturalmente, casos de doenças respiratórias. O secretário diz que a ocupação de leitos de hospitais em Minas está abaixo dos 17% e cirurgias eletivas poderão ser retomadas

Com tendência à estabilização da pandemia do Coronavírus em Minas Gerais, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, comentou sobre o cenário da doença no Estado durante visita a Pouso Alegre, nesta quinta-feira (29). O secretário afirma que há uma forte redução no diagnóstico de novos contaminados pela pandemia em Minas.

De acordo com o Carlos Eduardo, Minas já apresenta queda nos registros da doença desde o final de julho. Mas, especialmente, nas duas últimas semanas houve uma redução ainda maior no número de infectados pela doença.

“Nas últimas duas semanas essa queda acelerou. Inclusive a mortalidade está caindo bastante; o número de diagnósticos está caindo; então, não temos dúvida de que realmente já está com a tendência de queda. Em algum momento vamos estabilizar”, diz o Carlos Eduardo Amaral.

O gestor da pasta da Saúde estadual ressalta que sempre haverá riscos de novos picos da doença. Mas essa não é a tendência, principalmente, com a chegada do Verão, quando os vírus respiratórios diminuem a circulação de uma forma geral e isso tende a proporcionar a redução dos casos.

Com tendência à queda, no processo de retomada das atividades, Governo de Estado deverá liberar, nos próximos dias, o retorno das cirurgias eletivas nos hospitais. Que são aqueles procedimentos que podem ser agendados e estavam suspensos desde o início da pandemia para não ocupar leitos que seriam utilizados para o atendimento aos pacientes da Covid-19.

O Secretário ainda explica que em virtude da baixa ocupação dos leitos exclusivos para tratamento da Covid, em torno dos 17%, a rede de saúde está sendo reestruturada, para acelerar a retomada das cirurgias que foram suspensas.

Mais Lidas