Gente do Mandu

Idosos de asilo em Pouso Alegre fazem pedidos simples de Natal

Luíza Carvalho / 27 outubro 2020

Campanha “Natal Solidário” será diferente neste ano em virtude da pandemia da Covid-19. Dentre os pedidos estão peças de roupas e itens de higiene pessoal.

Em tempos de pandemia do coronavírus, a 5ª edição da campanha “Natal Solidário”, que realiza arrecadação de presentes para idosos do Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, neste ano será diferente.

O Natal que é um dos momentos mais aguardados pelos vovôs e vovós que residem no asilo. Mas neste ano, eles não terão a esperada festa e não receberão a visita e o carinho dos voluntários e do Papai Noel. Isso, pois, as visitas que antes da pandemia já não eram frequentes, estão suspensas desde março, pelo risco de contaminação pela Covid-19.

Esse é o 5° ano da Campanha Natal Solidário. Foto: Reila Inácio

Reila Inácio, uma das idealizadoras do projeto, conta que teve autorização de ir ao asilo, mas tudo foi feito com “frieza” e muita distância, tomando todos os cuidados possíveis, para anotar e registrar os pedidos dos velhinhos que residem no local.

Ela teve ajuda dos enfermeiros que perguntaram aos idosos o que eles queriam, enquanto anotava na lousa para fazer as fotos. A falta de contato direto e caloroso com os velhinhos foi um dos diferenciais nesse ano já que “eles gostam muito de abraçar, beijar, contar histórias”, explica a organizadora.

Os pedidos e como ajudar

A maioria dos pedidos dos idosos são coisas simples, como alguma peça de roupa, camisas, bermudas, calças, camisas de times, itens de higiene pessoal, como desodorante e prestobarba, pijamas, calçados, dentre outros.

Seu Regis, 76 anos, quer um pijama de presente. Foto: Reila Inácio

Veja aqui neste link as fotos dos pedidos

De acordo com Reila, mesmo que algum idoso já tenha sido apadrinhado, não tem problema em repetir os presentes, já que a maioria dos itens são coisas que eles precisam e serão utilizados durante todo o ano.

Os presentes podem ser levados na Avenida Dr. Lisboa, 198, sala 8, Centro de Pouso Alegre, até o dia  05 de dezembro. A entrega no asilo está prevista para acontecer no penúltimo domingo antes do Natal.

Dona Terezinha quer ganhar um tênis e um casaco de frio. Foto: Reila Inácio

Os idosos, que fazem parte do grupo mais vulnerável em caso de contaminação por coronavírus, receberão os presentes neste ano sem festa e sem Papai Noel. Mas não deixarão de receber o carinho dos voluntários, através do empenho em toda a campanha.

O grupo ainda arrecadará alimentos para que haja um almoço especial de fim de ano, com o cardápio escolhido pelos próprios velhinhos, com alimentos permitidos pela nutricionista. A lista será divulgada em breve no Facebook da Reila e você também pode contribuir.

Mais Lidas