DESTAQUE

Parque Municipal de Pouso Alegre reabre nesta segunda (05)

Magson Gomes / 04 outubro 2020

Continuará fechado nos finais de semana. Por enquanto, o espaço dedicado às práticas de lazer, atividades físicas e contemplação da natureza funcionará apenas durante a semana, no horário das 07h30 às 16h

Parque Natural de Pouso Alegre. Foto Magson Gomes/Terra do Mandu

O Parque Municipal de Pouso Alegre (Horto Florestal) será reaberto ao público a partir desta segunda-feira, dia 05 de outubro. O espaço está fechado desde março, após o primeiro decreto municipal que estabeleceu medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Por enquanto, o espaço dedicado às práticas de lazer, atividades físicas e contemplação da natureza funcionará apenas durante a semana, no horário das 07h30 às 16h, conforme informou a assessoria de imprensa da prefeitura, permanecendo fechado aos sábados e domingos.

A reabertura foi definida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Pouso Alegre com amparo na Lei Orgânica do Município, na Lei Ordinária Municipal 5.881/17 e no Decreto Municipal 5.117/20.

Limite de pessoas e medidas sanitárias

Algumas normas e protocolos deverão ser seguidos nessa volta do público ao Parque Municipal.

O número de frequentadores será limitado ao máximo de 100 pessoas. O monitoramento será feito logo na entrada por uma equipe que também estará orientando sobre os protocolos de saúde.

A administração do Horto providenciou toda estrutura apropriada ao cumprimento das normas sanitárias e de segurança necessárias à reabertura do parque, além de treinar e orientar funcionários e gestores para o correto cumprimento dos protocolos.

Medidas como instalação de totens com recipientes de álcool gel 70º em locais estratégicos, intensificação da limpeza dos banheiros e desinfecção de áreas de maior fluxo, uso obrigatório de máscaras e distanciamento mínimo em todo recinto.

Algumas áreas não estarão acessíveis, como parquinhos infantis, orquidário, viveiro, sala de educação ambiental e alojamentos.

O uso de bebedouros está vedado, bem como chuveiros de vestiários, mantendo apenas sanitários abertos. Também estarão proibidos os esportes coletivos e de contato, cuja prática não permita o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

Parque Municipal de Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

Mais Lidas