Notícia

Construção de escola modelo é iniciada em Pouso Alegre através de permuta com construtora

Terra do Mandu / 05 maio 2020

A escola faz parte da segunda etapa de um projeto de permuta feito pela prefeitura com a BRZ Empreendimentos. A construtora recebeu uma área do município de 50 mil m² na região do São João. Em contrapartida, construiu 12 apartamentos para as famílias da Rua Curruíra e fará a escola modelo.

Secretário de Políticas Sociais, João Batista de Lima, e o prefeito, Rafael Simões, mostram projeto da escola. Foto: Ascom prefeitura

As obras para a construção de uma nova escola municipal na região do bairro São Cristóvão tiveram início nesta semana. A escola será erguida numa área de 30 mil m², com 3 mil m² de área construída, com capacidade para atender mil alunos.

De acordo com a prefeitura, a nova escola será uma unidade modelo e deverá atender ao Pré I e II, além de permitir a ampliação de vagas no maternal I e II e vai atender à comunidade do Alegrinho, cuja escola funciona em prédio alugado e que necessita de reformas.

O padre Mário Zappa e Irmã Leila Beatriz, responsáveis pelo “Projeto Acolher”, que desenvolve ações educacionais para crianças e adolescentes, destacam a importância de uma nova escola no bairro.

“Nós temos tantos pedidos que não temos mais espaço pra receber os alunos. Portanto, graças a Deus e a nosso prefeito, ele decidiu dar uma escola pra receber mais alunos que seja possível”, diz o padre.

De acordo com o prefeito Rafael Simões, a intenção é colocar o nome do padre Mário Zappa na escola. “Ele que está aqui acompanhando o início das obras e terá condição, junto com a sua instituição, de estar adotando essa escola pra que ela traga pra nossa comunidade a educação pra nossas crianças, esse instrumento tão necessário para o desenvolvimento humano. Hoje é um dia muito feliz pra mim. De todas as obras que nós iniciamos aqui em Pouso Alegre, eu acredito que essa seja uma das mais importantes, porque ela vai trazer dignidade a nossas crianças”, ressaltou o prefeito.

A expectativa é que a escola fique pronta até o final de 2020.

As obras já tiveram início no local. Foto: Ascom prefeitura

Escola é construída através de permuta

A construção da escola faz parte de um termo de permuta de terrenos que pertenciam ao município e estavam ‘em desuso’ com a empresa BRZ empreendimentos. O termo foi assinado no ano passado após a prefeitura lançar edital com a proposta para construção da escola modelo no Jardim Aeroporto e dois prédios residenciais no bairro São João.

De acordo com o edital, o município passa à empresa BRZ uma área em desuso de 50 mil m², na região do bairro São João, avaliada em pouco mais de R$ 5 milhões.

Em contrapartida, a construtora está em fase de conclusão de dois prédios residências, ambos com seis apartamentos, que serão doados às famílias da Rua Curruíra, no bairro Jardim São, que vivem em área de risco.

Agora, tem início a construção da escola municipal na Avenida Circular com Estrada Velha do Aeroporto, no bairro Jardim Aeroporto.

De acordo com a prefeitura, os dois empreendimentos somados são equivalentes ao valor da área permutada pelo município. A construtora ainda deverá demolir os imóveis e revitalizar a Rua Curruíra e construir um campo de futebol no bairro Santa Adélia.

Padre Mário Zappa, na cadeira de rodas, conversa com o prefeito Rafael Simões e o superintendente da BRZ, Quinto Guimarães. Foto: Ascom prefeitura

Mais Lidas