Notícia

Pela 1ª vez, Pouso Alegre integra as comemorações do Dia Mundial da Criatividade

Terra do Mandu / 20 abril 2020

Serão mais de três mil horas de atividades gratuitas em 15 países, 115 cidades brasileiras. Você pode participar através de aplicativo ou se inscrever no site do projeto.

Pouso Alegre é a única cidade do Sul de Minas a integrar as atividades do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day), comemorado nesta terça-feira, dia 21 de abril. A data faz parte do calendário oficial das Nações Unidas (ONU). As ações vão ocorrer, simultaneamente, em 15 países ao redor do mundo. No Brasil serão 115 cidades participantes, incluindo todas as capitais.

O momento de turbulência que o planeta inteiro atravessa com a pandemia da Covid-19 exige mentes criativas, capazes de inspirar a humanidade. O evento servirá para mostrar a importância da criatividade para a resolução de problemas, além de promover o desenvolvimento sustentável.

Diferente dos anos anteriores, o maior festival colaborativo de criatividade do mundo terá sua programação totalmente online, estendendo até quarta-feira (22), com mais de três mil horas de atividades gratuitas.

Em Pouso Alegre, quem vai liderar o time de pessoas criativas, que inspiram, é a ‘criativa’ Consuelo Gonçalves, idealizadora da Expocriar, feira que reúne talentos locais e regionais.

“Diante dos complexos desafios impostos pelo novo coronavírus, acreditamos que era nossa obrigação celebrar o Dia Mundial da Criatividade como um ato de resistência e otimismo, mostrando que a criatividade é a mais poderosa ferramenta que possuímos neste momento para enfrentar e vencer os obstáculos na nossa cidade”, afirma Consuelo.

Consuelo ainda diz que espera que as mãos e mentes criativas, ultrapassem as barreiras de isolamento, chegando na casa de cada um como gestos de conforto, inspiração, motivação e positividade.

“Acreditamos que a criatividade inspira humanidade. Sairemos desta mais humanos, mais coerentes e mais próximos – e compreendendo o que a tecnologia nos trouxe o que há de melhor para aproximar mundos, artes, conhecimentos e culturas”.

O Dia Mundial da Criatividade é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas ​​em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Como participar

Serão mais de 1.200 atividades. Você poderá assistir atividades de qualquer localidade gratuitamente, por meio do aplicativo oficial Dia da Criatividade App, disponível para Android e iOS nas lojas da Apple e Google Play. No app oficial, o público poderá entrar em salas virtuais e escolher as atividades que desejam assistir de acordo com seus interesses.

Outra opção é através do site do projeto, basta entrar e se inscrever em uma das atividades, numa das cidades. Este é o link World Creativity Day.

Em 2020, o World Creativity Day pretende impactar um público de um milhão de famílias ao redor do mundo através de sua comunidade global e de suas milhares de atividades gratuitas.

Sobre o World Creativity Day

O World Creativity Day é uma iniciativa fundada pelo psicólogo e ativista da criatividade Lucas Foster para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade e da inovação na solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento econômico e social sustentáveis.

Nesta edição um recorde de países participantes, com programação simultânea em 15 países, entre eles: Japão, Suécia, Emirados Árabes Unidos e Itália. No Brasil, o evento terá atividades realizadas em todas as capitais, e subiu de 50 cidades em 2019 para 115 cidades em 2020.

“Agora é o momento de julgar menos e experimentar mais. De repensar a forma como resolvemos os problemas, pois temos que ficar em casa e a solução precisa vir de dentro de nós e em família. O Dia Mundial da Criatividade é uma grande oportunidade para aprendermos mais e repensarmos nossa forma de viver e conviver.”, comenta Lucas Foster.

Mais Lidas