Notícia

Pouso Alegre adota sistema “drive thru” para vacinar idosos contra gripe

Magson Gomes / 23 março 2020

A campanha teve início nesta segunda. A vacinação “drive thru” será na Rua Dom Assis, Centro, próximo ao Posto Puericultura.

A partir desta terça-feira (24), a vacinação contra gripe em idosos será feita também no sistema “drive thru”, em Pouso Alegre. Equipes de saúde estarão posicionadas na Rua Dom Assis, próximo ao Posto de Puericultura da Adolfo Olinto. Os idosos deverão passar pelo local munidos do cartão de vacina e o documento de identidade.

A medida está sendo adotada para evitar a aglomeração dessas pessoas nas salas de vacina, como proteção contra a disseminação do novo coronavírus.

Em Pouso Alegre devem ser imunizadas 35 mil pessoas dentro dos grupos prioritários. Os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos, seguidos pelos profissionais de saúde.

Ainda de acordo com a secretaria municipal de saúde, a ordem de vacinação vai seguir o cronograma divulgado anteriormente, por ordem alfabética dos nomes. VEJA ABAIXO.

Além do “drive thru”, os demais postos nos bairros da cidade continuarão vacinando, respeitando o distanciamento entre as pessoas, caso filas sejam formadas.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23) na maior parte do Brasil. A vacinação será por etapas para evitar as aglomerações em época de pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A campanha foi antecipada em 2020, como mais uma medida para evitar o agravamento dos casos de gripe, como complicações respiratórias que possam levar a internações e sobrecarregar os hospitais.

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) está preparado”, explicou o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Mais Lidas