Notícia

Empresas participam da 1ª feira de PA com oferta de empregos para pessoas com deficiência

Terra do Mandu / 12 novembro 2019

16 empresas ofereceram 60 vagas de emprego. Feira foi realizada no Senac, em parceria com o CAC da Câmara Municipal.

As empresas foram até o Senac para fazer as entrevistas com os candidatos. Fotos: Senac

Na manhã desta terça-feira (12) cerca de 80 pessoas com deficiência passaram pelo Senac de Pouso Alegre para participar da primeira feira ‘Mercado e Inclusão’. As 60 vagas oferecidas por 16 empresas eram destinadas apenas para o público PCD.

O evento ocorreu até o meio-dia, com vagas para serviços operacionais a vagas de auxiliar, assistente, consultor, redator publicitário e trainee, entre outras.

Quem não conseguiu participar da feira, pode procurar o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), da Câmara Municipal, e fazer o cadastro do currículo para novas oportunidades. O CAC possui este banco e dados somente para PCDs, e contatos com empresas da cidade.

Segundo o diretor do Senac Pouso Alegre, Guilherme Suait, a feria de Mercado e Inclusão reforça o compromisso da instituição com a inclusão social. “Conseguir o apoio de grandes empresas da região para direcionar esses profissionais ao mercado de trabalho, proporciona a eles, além do emprego, condições para sua independência e melhoria da autoestima”, observa.

Pessoas com deficiências no mercado de trabalho

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de 2018, publicada pelo Ministério da Economia, 92% dos empregados com deficiência se encontram em empresas obrigadas a cumprir a Lei de Cotas. Os 8% restantes estão em empresas que contratam pessoas com deficiências (PCDs) por iniciativa própria. Embora pesquisas apontem aumento de 20% nas contratações nos últimos cinco anos, apenas 10% dos PCDs que estão no mercado de trabalho ocupam cargos de liderança, segundo apuração do site de classificados de empregos Catho.

Sancionada em 1991, a Lei de Cotas determina que empresas com mais de 100 empregados devem ter de 2 a 5% das suas vagas destinadas a pessoas com deficiência. Apesar do inegável avanço, a maior parte das empresas ainda não sabe lidar com a diversidade dentro de seu ambiente corporativo e, assim, perde oportunidades valiosas.

Foto: Senac

Mais Lidas