Em 2019, Museu Tuany Toledo completa 35 anos. Fundado por Alexandre de Araújo em 1984, a instituição é mantida pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, e possui um acervo com mais de seis mil itens.
Ao contrário do que muitos pensam, em 19 de outubro não comemoramos a data da emancipação política de nossa cidade. Pouso Alegre foi elevada à vila em 13 de outubro de 1831, data em que se emancipou, pois já não fazia mais parte da vila de Campanha. Em 19 de outubro, comemoramos o dia em que a Vila de Pouso Alegre se tornou cidade no ano de 1848.
Em nossa cidade, existiu um clube de negros chamado Clube 28 de Setembro. Fundado em 1904, por Isidoro da Silva Cobra, Mirabeau Ludovico e Cassimiro de Abreu, tinha como finalidade a promoção de atividades culturais como piqueniques, bailes e folguedos de carnaval. Possuía também escola noturna, escola de música e grupo de teatro. Seus membros publicaram dois jornais: A Verdade e O 28 de Setembro.
Clube 28 de setembro no desfile de carnaval no início do século XX. Foto: acervo Museu Tuany Toledo
A Revolução de 1932 envolveu a cidade de Pouso Alegre. O Exército Paulista invadiu o Sul de Minas e chegou a Borda da Mata, o que levou os soldados pouso-alegrenses a cavarem trincheiras e colocarem canhões e metralhadoras nos bairros da Vendinha, das Cruzes e São Geraldo. O combate teve início às 3 horas da tarde do dia 20 de julho e se prolongou por toda a noite, até às 10 horas da manhã de 21, com a rendição dos soldados paulistas. Foram recolhidos no campo de luta 11 cadáveres de paulistas e 22 feridos. Os soldados legalistas tiveram apenas um morto.
Revolução de 1932 em Pouso Alegre
Em 1937, o presidente Getúlio Vargas decretou o Estado Novo, dando início ao período da história do Brasil que muitos denominam como Ditadura Vargas. Em Pouso Alegre, através do Decreto-lei de 3 de novembro de 1938, a Avenida Doutor Lisboa passou a ser denominada Avenida Governador Benedito Valadares, nome do governador de Minas à época nomeado pelo presidente Getúlio. Essa denominação permaneceu até 1948, quando a avenida voltou a ter o nome de Doutor Lisboa.
Av. Dr. Lisboa no período em que esteve denominada Av. Governador Benedito Valadares, déc. 30-40
Até o século 20, Borda da Mata, Congonhal e Estiva faziam parte de nosso município. Em 1923, Pouso Alegre perdeu o distrito de Borda da Mata, que se tornou cidade. Estiva pertenceu a Pouso Alegre até o ano de 1948. Em 1953, o distrito de Congonhal também se desmembrou de nossa cidade.
No dia 18 de agosto de 1942, a população de Pouso Alegre, revoltada com o ataque nazista a embarcações brasileiras, apedrejou e saqueou a Padaria Alemã, cujo edifício se localizava na Praça Senador José Bento, esquina com a Rua Dom Nery. Em fotos da época, vê-se que pouso-alegrenses picharam as paredes da padaria com os dizeres: “Alemães, cães covardes”.
Depredação da Padaria Alemã, Praça Senador José Bento, 1942.
Conheça mais sobre nossa história! Visite o Museu Tuany Toledo!
O Museu realiza visitas guiadas para grupos de escolas e outras instituições e recebe pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, além de promover eventos e atividades para os visitantes durante o ano.
Localizado no prédio da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Av. São Francisco, 320, Primavera.
Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h; sexta-feira, das 8h às 14h; e sábado, das 10h às 16h. Entrada franca.
**Texto: Equipe do Museu Tuany Toledo. Fotos: acervo do Museu.