Revista Terra do Mandu

Curiosidades da história de Pouso Alegre

Terra do Mandu / 19 outubro 2019

Em 2019, Museu Tuany Toledo completa 35 anos. Fundado por Alexandre de Araújo em 1984, a instituição é mantida pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, e possui um acervo com mais de seis mil itens.

  • Ao contrário do que muitos pensam, em 19 de outubro não comemoramos a data da emancipação política de nossa cidade. Pouso Alegre foi elevada à vila em 13 de outubro de 1831, data em que se emancipou, pois já não fazia mais parte da vila de Campanha. Em 19 de outubro, comemoramos o dia em que a Vila de Pouso Alegre se tornou cidade no ano de 1848.
  • Em nossa cidade, existiu um clube de negros chamado Clube 28 de Setembro. Fundado em 1904, por Isidoro da Silva Cobra, Mirabeau Ludovico e Cassimiro de Abreu, tinha como finalidade a promoção de atividades culturais como piqueniques, bailes e folguedos de carnaval. Possuía também escola noturna, escola de música e grupo de teatro. Seus membros publicaram dois jornais: A Verdade e O 28 de Setembro.

Clube 28 de setembro no desfile de carnaval no início do século XX. Foto: acervo Museu Tuany Toledo

  • A Revolução de 1932 envolveu a cidade de Pouso Alegre. O Exército Paulista invadiu o Sul de Minas e chegou a Borda da Mata, o que levou os soldados pouso-alegrenses a cavarem trincheiras e colocarem canhões e metralhadoras nos bairros da Vendinha, das Cruzes e São Geraldo. O combate teve início às 3 horas da tarde do dia 20 de julho e se prolongou por toda a noite, até às 10 horas da manhã de 21, com a rendição dos soldados paulistas. Foram recolhidos no campo de luta 11 cadáveres de paulistas e 22 feridos. Os soldados legalistas tiveram apenas um morto.

Revolução de 1932 em Pouso Alegre

  • Em 1937, o presidente Getúlio Vargas decretou o Estado Novo, dando início ao período da história do Brasil que muitos denominam como Ditadura Vargas. Em Pouso Alegre, através do Decreto-lei de 3 de novembro de 1938, a Avenida Doutor Lisboa passou a ser denominada Avenida Governador Benedito Valadares, nome do governador de Minas à época nomeado pelo presidente Getúlio. Essa denominação permaneceu até 1948, quando a avenida voltou a ter o nome de Doutor Lisboa.

Av. Dr. Lisboa no período em que esteve denominada Av. Governador Benedito Valadares, déc. 30-40

  • Até o século 20, Borda da Mata, Congonhal e Estiva faziam parte de nosso município. Em 1923, Pouso Alegre perdeu o distrito de Borda da Mata, que se tornou cidade. Estiva pertenceu a Pouso Alegre até o ano de 1948. Em 1953, o distrito de Congonhal também se desmembrou de nossa cidade.
  • No dia 18 de agosto de 1942, a população de Pouso Alegre, revoltada com o ataque nazista a embarcações brasileiras, apedrejou e saqueou a Padaria Alemã, cujo edifício se localizava na Praça Senador José Bento, esquina com a Rua Dom Nery. Em fotos da época, vê-se que pouso-alegrenses picharam as paredes da padaria com os dizeres: “Alemães, cães covardes”.

Depredação da Padaria Alemã, Praça Senador José Bento, 1942.

Conheça mais sobre nossa história! Visite o Museu Tuany Toledo!

O Museu realiza visitas guiadas para grupos de escolas e outras instituições e recebe pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, além de promover eventos e atividades para os visitantes durante o ano.

Localizado no prédio da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Av. São Francisco, 320, Primavera.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 12h às 18h; sexta-feira, das 8h às 14h; e sábado, das 10h às 16h. Entrada franca.

**Texto: Equipe do Museu Tuany Toledo. Fotos: acervo do Museu.

Mais Lidas