Pouso Alegre

Eleição para Conselho Tutelar de Pouso Alegre é neste domingo, veja quem são os candidatos

Magson Gomes / 05 outubro 2019

A votação será das 08h às 17h, na E.E. Monsenhor José Paulino. Todos eleitores da cidade podem votar. Basta comparecer com título e documento com foto.

reprodução prefeitura de Pouso Alegre

Neste domingo (06) é dia de eleição em Pouso Alegre e nas demais cidades do Brasil que têm Conselho Tutelar. Em Pouso Alegre 14 candidatos disputam as cinco vagas. A votação será das 8h às 17h, na Escola Estadual Monsenhor José Paulino (Av. Dr. Lisboa, 321, Centro). Os cinco candidatos mais votados serão eleitos como Conselheiros Titulares, ficando encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente durante o mandato sendo que os demais eleitos permanecerão como Conselheiros Suplentes.

Os 14 candidatos habilitados a ocupar uma das vagas de conselheiro tutelar de Pouso Alegre puderam fazer campanha do dia 2 de setembro até a última sexta-feira (04).

QUEM PODE VOTAR

Podem votar todos os eleitores de Pouso Alegre, cadastrados na Justiça Eleitoral até dia 05 julho. O eleitor comparecer ao local de votação com o título e um documento de identidade com foto. Cada eleitor poderá votar em apenas um candidato. O voto é facultativo, entretanto, a participação de todos é muito importante na escolha do conselheiro, que terá atribuições para defender, promover e proteger as crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados e/ou violados no município.

ERAM MAIS DE 100 CANDIDATOS

Em pouso alegre foram mais de 100 pessoas inscritas. Elas passaram por etapas de provas de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente, redação, informática, língua portuguesa e redação. Ainda tiveram avaliação psicológica e entrega de atestado de aptidão física.

VOTAÇÃO EM URNA ELETRÔNICA

A eleição deste domingo será em urna eletrônica, cedida pela Justiça Eleitoral, contendo número, nome e apelido do candidato. No dia da votação é proibido “boca de urna”. E assim como numa eleição política, também é proibido que o candidato a conselheiro tutelar doe, ofereça, promova ou entregue ao eleitor qualquer bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes.

A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2020 em todo o território Nacional.

Mais Lidas