0

Veja experiências feitas com o 5G durante o festival Hack Town, em Santa Rita do Sapucaí

Magson Gomes
06/09/2019

Festival de inovação começou nesta quinta e vai até domingo. Casa 5G tem soluções que ganharão relevância com a chegada da quinta geração.

Demonstrações de realidade virtual aumentada. Foto: Terra do Mandu

A Casa 5G instalada na Cas@Viva do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, é o primeiro local do Brasil que permite ao público ver e sentir como a nova tecnologia irá transformar diferentes áreas desde serviço, indústria e entretenimento. O espaço foi montado numa parceria entre o Inatel, a TIM e a Ericson, com licença especial da Anatel que disponibilizou uma frequência 5G. o Local funciona durante o Hack Town 2019, festival de inovação que promove cerca de 600 palestras, tem shows musicais e gastronomia até domingo (08).

Em entrevista ao Terra do Mandu, o vice-presidente de tecnologias da TI Brasil, Leonardo Capdeville, explicou que a rede 5G que está em funcionamento dentro da Cas@Viva é a mesma que será disponibilizada para a população em breve. A partir de 2020, a Anatel irá leiloar as frequências para as operadoras começarem a ofertar a nova tecnologia no Brasil.

Enquanto isso, no espaço dedicado à nova tecnologia no Inatel, os visitantes vivenciam uma verdadeira imersão no 5G e poderão entender como a tecnologia influenciará seu cotidiano, em áreas como saúde, educação, segurança, entretenimento e games.

“O 5G impactará os ambientes onde vivemos e trabalhamos, fazendo parte das cidades inteligentes, indústria 4.0 e outras inovações que serão demonstradas nesse ambiente. Queremos que os visitantes experimentem parte da revolução que o 5G trará não só para o Brasil como também para o mundo. Na Casa TIM 5G, as pessoas poderão ver como a nova tecnologia será aplicada em áreas como saúde, educação e segurança para solucionar desafios e atender aos anseios da sociedade, causando grande impacto no seu dia a dia. Com isso, a TIM, mais uma vez, sai na frente e ratifica o seu compromisso de estar sempre no centro das discussões sobre tecnologia no país, viabilizando um ecossistema ideal para o desenvolvimento do mercado de telecomunicações”, afirma Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Além da parceria com Ericsson e Inatel, a Casa TIM 5G conta com a participação de grandes empresas, como Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., Cisco, ABB, Intel, LG e Exsto. O espaço é aberto aos visitantes do festival gratuitamente.

Confira na lista abaixo algumas das demonstrações da Casa TIM 5G: 

Saúde: atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente da Casa TIM 5G e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório. Parceria com a Ericsson.

Saúde: haverá também demonstração de teleconsulta, utilizando as ferramentas de colaboração que permitem a visualização detalhada do paciente, possibilitando o diagnóstico à distância e levando tratamento de qualidade para regiões remotas. Parceria com a Cisco.

Educação: aula à distância dada por um professor com soluções de comunicação unificada, utilizando um quadro interativo (Webex Board). O mestre estará no laboratório da Cisco e os alunos na Casa TIM 5G. Parceria com a Cisco.

Segurança: demonstração de como seria um atendimento a um chamado de emergência em uma cidade inteligente, onde as câmeras estão conectadas e a tecnologia 5G permite acesso ao vivo dos pontos de monitoramento. Parceria com a Intel.

Entretenimento: apresentação de uma banda conectada. O público terá a mesma experiência de um show tradicional. Parceria com Ericsson.

Indústria: a ABB marcará presença com o YuMi, primeiro robô colaborativo de dois braços do mundo. Programado para preparar e servir café aos participantes, a ideia é demonstrar como a conectividade e a confiabilidade da rede 5G permitem acessar uma aplicação remotamente, com maior velocidade, além de exemplificar a precisão deste robô. Parceria com a ABB.

Indústria 4.0: Com base em uma longa experiência no desenvolvimento do 3G, 4G e de tecnologias Wi-Fi, a Qualcomm lidera as invenções tecnológicas para tornar o 5G uma realidade comercial. A empresa irá demonstrar uma simulação de como o 5G revolucionará o cenário industrial. A demo compara dois cenários distintos de conectividade IoT: um com rede 4G e outro com 5G. No segundo, é possível ver os benefícios de uma comunicação coordenada com o 5G, que permite que um robô seja controlado com baixa latência e, mais importante, com alta confiabilidade (99,9999%). Essa será a base para a implementação de diferentes soluções para o ambiente industrial. Parceria com a Qualcomm.

Realidade Aumentada: utilização do 5G em um ambiente de indústria de manufatura (Smart Manufacturing) com realidade aumentada, em uma mesa de treinamento de operadores de chão de fábrica (com dinâmica de alarmes, tele sensor, tele monitoramento, esteira e braço mecânico). Parceria com Exsto e Inatel

Realidade Virtual: câmeras inteligentes (Meraki) conectadas a óculos de realidade virtual que permitem visitas virtuais à ambientes na Casa e na própria Inatel. Parceria Cisco.

Casa conectada: criação de um ambiente para visitação onde os eletrodomésticos são todos conectados, no conceito de Internet das Coisas (IoT). Além de explorar o pilar da casa conectada, a LG trouxe exclusivamente para o evento, aparelhos 5G já prontos para funcionar no Brasil, assim que a rede começar a operar. Parceria com a LG.

Sobre o Hack Town

O Hack Town está em sua quinta edição e traz mais de 600 palestras, shows e workshop simultâneos para a cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. O município de apenas 36 mil habitantes é um pólo de inovação, abrigando instituições de ensino e mais de 150 empresas de tecnologia, ganhando o apelido de “Vale da Eletrônica”.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.