Dia de Cooperar é realizado em escola municipal de Pouso Alegre

Terra do Mandu / 10 julho 2019

Ação será nesta quinta. Os alunos da Escola Municipal Pio XII vão conhecer sobre profissões do campo, a transformação do leite e do café em produtos que vão para as prateleiras dos supermercados. Também vai saber sobre a importância do cooperativismo. A escola, que tem mais de 700 alunos, irá receber produtos e um aparelho de som doados durante a ação.

Atividades na E.M. Pio XII será das 08h às 11h. Foto: Ascom PMPA

Nesta quinta-feira (11), alunos da Escola Municipal Pio XII, que fica no bairro Cidade Jardim, em Pouso Alegre, vão participar do Dia de Cooperar – Dia C. A ação será promovida por uma cooperativa de leite e café da região que levará temas do cooperativismo, as profissões do campo e o processo de transformação dos produtos agrícolas. A Pio XII atende atualmente a mais de 700 alunos do ensino fundamental.

O ‘Projeto Educacooper – Conhecimento para o Futuro’ é desenvolvido pela Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (Cooperrita) e faz parte das comemorações do Dia de Cooperar – Dia C, comemorado sempre no início do mês de julho. O Dia C foi criado em Minas Gerais em 2009 com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas.

As atividades serão das 08h ás 11h. profissionais da cooperativa irão explicar como são algumas profissões relacionadas ao agronegócio como Técnico Agrícola, Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário, Marketing no Agronegócio, Educação Financeira e Cooperativismo; e quem sabe, despertar nesses meninos e meninas o interesse em uma dessas carreiras que contribuem para o desenvolvimento rural e o abastecimento da cidade.

As crianças e adolescentes também vão conhecer como funciona o processo produtivo de uma indústria de laticínios, desce a coleta do leite e café nas fazendas a transformação de produtos que ficam expostos nas prateleiras dos supermercados como o leite em caixinha, os queijos, o requeijão, o iogurte e o café torrado, entre outros produtos.

A cooperativa ainda irá doar alguns produtos para a escola Pio XII, incluindo alimentos e um aparelho de som.

A Cooperrita existe há 62 anos e é considerada uma das cooperativas mais importantes de Minas Gerais, com cerca de mil cooperados de leite e café, que abrangem várias cidades do Sul de Minas.

Mais Lidas