Notícia

Sebrae realiza semana do MEI com atividades em Pouso Alegre e região

Terra do Mandu / 20 maio 2019

Programação inclui oficinas, palestras e orientações para o Microempreendedor Individual e para quem pretende se formalizar. Os interessados devem fazer a inscrição online.

Pouso Alegre é a segunda cidade do Sul de Minas que mais tem microempreendedores individuais, 6.933 no total. E esse número de pessoas donas do próprio negócio não para de crescer. O aumento foi de 10% em 2019 se comparado com o ano passado. Os dados são do Sebrae. É mais gente querendo se formalizar no mercado.

E justamente para ajudar essas pessoas que o Sebrae realiza entre os dias 20 e 24 de maio, em todo o país, a Semana do MEI – Microempreendedor Individual. Durante os cinco dias do evento, será realizado um mutirão de atendimento para quem quer se formalizar ou para quem já é MEI e quer melhorar a gestão do negócio.

Em Pouso Alegre, as palestras e oficinas serão nos dias 22 e 23 (quarta e quinta-feira). Os interessados em receber as orientações devem fazer a inscrição online. As palestras e oficinas são gratuiras.

“A Semana do MEI é uma oportunidade para o empreendedor se capacitar e melhorar a gestão do seu negócio. Além de ser um momento de tirar dúvidas daqueles que ainda buscam a formalização”, explica Rodrigo Pereira, gerente da Regional Sul do Sebrae Minas.

Para os dois públicos, quem já é MEI e quem quer se formalizar, serão oferecidas palestras e oficinas como: “Como ser MEI na prática”, “Gestão financeira”, “Como utilizar o marketing digital para impulsionar as vendas” e “Dicas de como obter financiamento bancário”.

Além de Pouso Alegre, aqui na região tem eventos em Brasópolis, Bueno Brandão, Camanducaia, Cambuí, Cachoeira de Minas, Itajubá, Jacutinga, Maria da Fé, Monte Sião, Paraisópolis, Pedralva, Poço Fundo, Santa Rita do Sapucaí e outras 25 cidades do Sul de Minas.

MEIs no Sul de Minas

O Sul de Minas tem hoje 107.292 microempreendedores individuais, segundo levantamento de 2019, do Sebrae Minas, registrando um crescimento de mais de 10% em comparação ao ano passado.  As cidades da região com maior número de MEIs são: Poços de Caldas: 7.044, Pouso Alegre: 6.933, Varginha: 6.775 e Itajubá: 5.168.

Como se formalizar

Para o empreendedor que queira se formalizar, haverá atendimento gratuito. Porém, antes de ir aos pontos de atendimento do Sebrae Minas, o interessado deverá fazer um cadastro obrigatório no site ‘Brasil Cidadão’, portal do Governo Federal, que entrou no ar em abril deste ano e gera um cadastro único para acesso a serviços públicos digitais. É importante que o empreendedor leve, no momento do atendimento, RG, CPF, comprovante de endereço, declaração de IR – e na falta dela, o título de eleitor, consulta prévia aprovada no município, além do cadastro na plataforma Brasil Cidadão.

Podem ser MEI trabalhadores que faturam até R$ 81 mil por ano, não têm participação em outra empresa como sócio ou titular, têm até um empregado contratado e desempenham alguma das 490 ocupações permitidas.

Mais Lidas