Saúde

Com 16 casos de dengue, Pouso Alegre organiza força-tarefa de combate à doença

Terra do Mandu / 15 maio 2019

Objetivo é manter ações permanentes de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

A prefeitura de Pouso Alegre anunciou a criação de uma força-tarefa permanente de prevenção e combate aos focos de dengue no município. O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Enfrentamento da Dengue, com representantes das secretarias de Obras, Fiscalização de Posturas, Saúde, Educação, Políticas Sociais e Defesa Social.

Em 2019, Pouso Alegre já registrou 16 casos de dengue, sendo 13 deles autóctones, quando o paciente é infectado dentro do município, e três casos importados de outras localidades; 19 suspeitas estão em análise e 49 já foram descartadas.

Em todo o ano passado a cidade havia registrado apenas dois casos de dengue locais e um caso de morador de Pouso Alegre que contraiu em outro município.

Para a secretária de saúde, Sílvia Regina Pereira da Silva, a prevenção é o principal e o mais eficaz meio de evitar a dengue, apesar do município ainda estar em situação de baixo risco da doença. “Todos os esforços, neste momento, são no sentido de intensificar as ações de prevenção, e combater todo e qualquer foco do mosquito é fundamental para manter Pouso Alegre longe da dengue”, diz.

Os agentes que atuam no combate aos focos do mosquito afirmam que a maior dificuldade é a prevenção dentro de residências e terrenos particulares. “Pedimos para que a população permita aos agentes que entrem nas residências. Eles estão devidamente identificados e são essenciais para identificar os focos do mosquito Aedes Aegypti”, explica a secretária de Saúde.

Ainda de acordo com a prefeitura, nas próximas semanas, ações estão programadas como intensificação da fiscalização de lotes particulares em estado de abandono, limpeza de áreas públicas, campanhas educativas em escolas e mídias sociais e reuniões com o Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outras entidades.

Dados da dengue no estado

Em 2019, Minas Gerais registrou 247.602 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Os dados foram atualizados esta semana (13/05) pela Secretaria de Estado de Saúde.

Ainda de acordo com a SES, foram confirmadas 38 mortes por dengue em Minas Gerais neste ano e outros 92 óbitos estão investigação para dengue.

Mais Lidas