Pouso Alegre

Famílias que vivem em casas sob risco de desabamento vão receber apartamento da prefeitura

Magson Gomes / 04 abril 2019

Em 2012, a justiça decidiu que o Município deveria encontrar uma solução para retirar as famílias da Rua Curruíra. Os imóveis ficam na beira de um barranco, apresentam rachaduras e foram condenados pela Defesa Civil.

As 11 famílias que moram de um lado da Rua Curruíra, no bairro Jardim São João em Pouso Alegre, vivem um drama há mais de 10 anos. As casas estão condenadas pela Defesa Civil, sob risco de desmoronamento. Os imóveis ficam à beira de um barranco e apresentam rachaduras em várias partes.

Nossa reportagem esteve no local e conversou com os moradores que mostram como convivem com o medo, principalmente, em dias de chuva. Veja no vídeo da reportagem.

O laudo da Defesa Civil apontando os riscos de desabamento é de 2006. Algumas famílias entraram na justiça contra a prefeitura por não terem para onde ir. O município foi condenado a retirar as famílias dos imóveis, mas não havia encontrado uma solução definitiva para o problema.

Essa semana, foi aprovado na Câmara Municipal um projeto de Lei que autoriza a prefeitura construir um prédio e entregar os apartamentos para as 11 famílias da Rua Curruíra. O secretário municipal de Políticas Sociais, João Batista de Lima, explica que a construção deve ficar pronta em um ano.

O prédio será construído no bairro Santa Adélia, que fica a cerca de 300 metros da Rua Curruíra. Os imóveis condenados pela Defesa Civil serão demolidos assim que os moradores saírem. No local, a prefeitura pretende montar uma área de convívio comunitário.

Mais Lidas