Laboratório de Análises Clínicas do HCSL é reconhecido como um dos melhores da região

Terra do Mandu / 16 novembro 2018

Equipamentos de última geração, equipe de trabalho com formação de excelência, atendimento 24 horas e preços acessíveis são alguns dos diferenciais do laboratório

Publieditorial

A qualidade e o reconhecimento do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Samuel Libânio (HCSL) só aumenta com o passar dos anos. Único com um funcionamento 24 horas, o laboratório, que é considerado um dos maiores da região, conta com bioquímicos preparados e respeitados que emitem laudos a qualquer hora do dia e da noite.

“A população nos procura porque temos as melhores metodologias de trabalho em serviços automatizados de bioquímica e hematologia, além da semi-automação da microbiologia. Temos uma equipe de trabalho incomparável, com formação de excelência e equipamentos automatizados”, conta Fabíola Maíra Pereira, bioquímica responsável pelo laboratório e agência Transfusional do HCSL.

Laboratório HCSL (Foto: Ascom FUVS)

Outro destaque do laboratório são os preços extremamente acessíveis, que só são possíveis devido à demanda. “O laboratório faz, inclusive, exames genéticos como sexagem fetal, que descobre o sexo do bebê, e teste de paternidade. Pessoas de outros municípios que precisam de exames especializados, como o cariótipo tem certeza que fica muito mais em conta em nosso laboratório, pois temos como referência os melhores laboratórios de apoio do Brasil. É um serviço incomparável, pois estamos acostumados com esse tipo de coleta e não existe risco de alterações nos exames”, explica a responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas.

O vice-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), o farmacêutico Eliéser Castro e Paiva é um dos maiores defensores e apoiadores do laboratório, que recentemente fez melhorias e apresenta um ambiente muito mais confortável e agradável para os pacientes. “Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esse laboratório que, possui profissionais qualificados e equipamentos de última geração. A comunidade de Pouso Alegre e região pode confiar pois tem aqui, com certeza, o melhor serviço nesse segmento”, afirma. Entre as melhorias, Eliéser destaca a implantação recente do Código de Barras no local. “Isso facilita na hora de pesquisar (na triagem), já que basta informar os dados referentes ao paciente para encontrar a respectiva amostra. Além dos ganhos em tempo e agilidade, evita-se repetições desnecessárias de exames”, explica.

Laboratório HCSL (Foto: Ascom FUVS)

Maior laboratório de microbiologia do Sul de Minas

O HCSL tem um dos maiores laboratórios de microbiologia do Sul de Minas, que trabalha com o processo de semi automação. “Conseguimos fazer as culturas (exames de diversos materiais biológicos para pesquisa e identificação de microrganismos) e liberação dos laudos dos diversos setores no menor prazo possível contribuindo com a redução dos surtos de multirresistência”, conta o farmacêutico João Marcelo Matozzo.

Com base nesse ponto de grande importância, o laboratório de microbiologia trabalha em contato direto com o setor de controle de infecção hospitalar (SCIH), que envia os resultados diariamente, além de notificar prontamente o aparecimento de possíveis cepas multirresistentes, agilizando o isolamento e a propagação desses microrganismos. “Por fim, os laudos liberados são diferenciados pois oferecem ao clínico, além da identificação da espécie do microrganismo causador do processo infeccioso, o antibiograma com a concentração inibitória mínima (MIC), ou seja, a partir dos resultados, o clínico poderá calcular doses individualizadas para cada paciente, evitando com isso toxicidade causada pela medicação e custos por excesso de dose”, explica João Marcelo.

MAIS DIFERENCIAIS

Exames terceirizados com laboratórios de referência

O HCSL trabalha com os melhores laboratórios de apoio do Brasil. “Nossa referência hoje é o Instituto Hermes Pardini, que trabalha com os exames de apoio, que não realizamos internamente e também o Diagnósticos do Brasil. Tudo que não é feito aqui é enviado para esses institutos de excelência e respeitabilidade. São aqueles exames imunológicos como hepatite, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, caxumba, sarampo, entre outros, também exames genéticos, hormonais, toxicológicos e vários outros”, conta a bioquímica Fabíola.

Profissionais preparados e respeitados

Todos os bioquímicos do Laboratório são pós-graduados em áreas diversas de análises clínicas, inclusive alguns deles com mestrado, sendo que os técnicos, que atuam no local, também são todos graduados. Por ser hospitalar, o laboratório trabalha com uma demanda regional enorme de exames. Todos os pacientes que tem algum agravante acabam vindo para o Hospital Samuel Libânio e acabam descobrindo as suas doenças no HCSL. “Trabalhamos em muitos casos diferentes que nenhum outro laboratório trabalha. Portanto, os bioquímicos daqui tem uma gama de experiência que não é encontrada em nenhum outro lugar da região”, afirma Fabíola.

Laboratório HCSL (Foto: Ascom FUVS)

Equipamentos de ponta

Os equipamentos do laboratório não deixam nada a desejar aos maiores laboratórios de Minas Gerais. Como exemplo, o equipamento automatizado VITROS da Ortho Clinical Diagnostics, que possui metodologia de química seca, onde não é usada água no processo. Neste equipamento eliminamos diversos interferentes analíticos, como: preparo de reagentes, manipulação e alíquota de reagentes, fracionamento de amostras, entre outros; A leitura final da bioquímica é realizada por reflectância e além disso, tudo nele é descartável.

Tradição, respeito e confiabilidade

O Laboratório de Análises Clínicas foi criado há mais de 40 anos e passou por várias responsabilidades técnicas diferentes. Atualmente, o laboratório possui 48 funcionários que atuam 24 horas por dia nos setores de Coleta, Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, além da parte não-técnica que é a secretaria que atende as rotinas diárias. Para se ter uma ideia da complexidade do trabalho, só no setor de Coleta os colaboradores atuam com coleta beira leito de pacientes de internação e pronto atendimentos e ainda a coleta de pacientes externos particulares, convênios e SUS. No setor de Bioquímica são realizados mais de 30 tipos de testes diferentes, na Hematologia mais 10 tipos, além de todos os testes de Imunologia Básica, Parasitologia, Microbiologia e Urinálise. Para se ter uma ideia são realizados em média 85 mil exames mensais no laboratório de Análises Clínicas, totalizando mais de 1 milhão de exames ao ano.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas