Pouso Alegre

Exposição em Pouso Alegre mostra a luta de mulheres contra o câncer de mama

Terra do Mandu / 18 outubro 2018

 A exposição ‘Histórias Marcadas’ faz parte da campanha em comemoração ao Outubro Rosa e fica no Serra Sul Shopping até o fim do mês. São fotos de cinco mulheres que enfrentaram a doença, assim como a fotógrafa, autora dos registros.

Wanessa Dias tinha 33 anos quando, em 2014, foi diagnosticada com um câncer de mama agressivo. Seguiram-se 20 quimioterapias (8 vermelhas e 12 brancas) e 32 radioterapias. “Penei com todas as reações adversas de ambos os tratamentos, inclusive com a queda de cabelo. Hoje, vencidas as etapas mais delicadas, comemoro a vida e a vitória sobre a doença”, conta. Ela, Daniela Cristina, Milene Costanti, Giselle Custódio e Rita de Fátima dividem uma mesma história: a luta contra o câncer. As cinco foram clicadas pela fotógrafa Edineia Guimarães para a mostra “Histórias Marcadas”, exposição fotográfica que fica no SerraSul Shopping a partir desta semana até o fim do mês.

A mostra integra a campanha ‘Eu não Dependo da Sorte’, ação ligada ao ‘Outubro Rosa’, mês mundial de conscientização contra o câncer de mama. A atividade é realizada em parceria com a concessionária Arteris e a Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa).

Além da exposição de fotos, a campanha organiza, no próximo sábado (20), uma ‘Ação em Saúde e Beleza’, com dicas estéticas, massagens e prevenção, e, no dia 26 de outubro, um desfile com mulheres que estão em tratamento contra o câncer.

A fotógrafa também enfrentou o câncer

A inspiração para criar a mostra surgiu de uma experiência pessoal. A fotógrafa Edineia Guimarães venceu um câncer há dois anos. “Eu também fiquei careca, também fiquei sem seios. Então, eu sei o quanto é ruim”, revela.

Ela explica que o projeto foi criado para mostrar que é possível manter a autoestima elevada mesmo diante de um tratamento tão desafiador.  “O tratamento oncológico é muito agressivo na vida da mulher, muito impactante, porque não é fácil para uma mulher ficar careca, sem seios, em cílios, enfim”, constata.

O exemplo de quem enfrentou com força a doença é também um apoio importante para quem está iniciando o tratamento o que acaba de receber o diagnóstico. “[Queremos] mostrar para essas pessoas que é possível, sim, passar por todo esse processo de uma forma mais leve; que a mulher não se resume a cabelo, a um par de seios, somos muito mais que isso”, defende a fotógrafa.

Edneia lembra que o início do tratamento e seus primeiros efeitos colaterais são a fase mais difícil. “De início, a gente pensa: ‘Nossa deixei de ser mulher e não é isso. Você tem que buscar a verdadeira beleza, a beleza interior. Não, eu sou mais eu. Continuo aqui. Estou viva. Isso é o que importa. Então é isso: mostrar para as pessoas que existe vida após o câncer”, assegura.

Exposição fica no shopping Serra Sul até dia 31. A entrada é gratuita. (Foto: Ascom SerraSul)

Superação e prevenção

O processo de superação pelo qual passaram todas essas mulheres que enfrentam e enfrentaram o câncer é também um alerta para que as pessoas entendam a gravidade da doença e busquem a prevenção antes de mais nada. Em geral, indica-se que mulheres que pertençam aos grupos de risco, com histórico familiar da doença, devem realizar exame clínico e mamografia a partir dos 35 anos. Para os demais grupos a indicação é que se faça a partir dos 40 anos, com intervalos entre 1 e 2 anos. O Ministério da Saúde garante a gratuidade do exame de mamografia a todas as mulheres com mais de 40 anos.

A campanha

A assessora de marketing do SerraSul Shopping, Janaína Montanhini, ressalta que a agenda de 2018 do Outubro Rosa pretende ser mais impactante, chamar as pessoas à reflexão para perceberem a força dessas mulheres, mas também para entenderem a importância da prevenção. “São ações formuladas com o intuito de fisgar a atenção de quem visita o shopping para o problema e, ao mesmo tempo, mostrar a quem enfrenta a doença que há muita esperança e alegria mesmo quando estamos diante de um desafio tão grande”, propõe.

Serviço: Mostra fotográfica: ‘Histórias Marcadas’ – Fotógrafa Edneia Guimarães

Onde: SerraSul Shopping

Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga

Quando: De 16 a 31 de outubro de 2018

Horário: 10h às 22, de segunda a sábado | das 12h às 22h aos domingos e feriados

Com informações da Ascom do SerraSul Shopping


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas