Política

“Se for preciso eu vou extinguir”, diz Simões ao ser questionado sobre Guarda Municipal

Terra do Mandu / 12 julho 2018

Prefeito respondia se, com a contratação de vigilância armada privada, iria anular a Guarda Municipal de Pouso Alegre. Fala de Rafael Simões foi repudiada pelo presidente do sindicato da categoria. [atualizada 13/07/18 às 11:50] com nota da prefeitura após repercussão da entrevista.

O prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões (PSDB), afirmou, durante entrevista à Rádio Difusora HD nesta semana, que se for preciso irá extinguir a Guarda Civil Municipal. O prefeito emenda a frase dizendo que não está pensando nessa hipótese nesse momento. Simões falava sobre o pregão em andamento na prefeitura para a contratação de vigilância armada privada. A terceirização da vigilância em prédios públicos gerou críticas do sindicato da categoria, dos próprios guardas e de vereadores na Câmara Municipal. E era a essa polêmica que o prefeito se referia.

A entrevista de Rafael Simões foi ao ar nesta quarta-feira (11). Nesta quinta, o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais (Sisempa), Leon Carmargo, divulgou uma nota de repúdio ao discurso do prefeito.

No áudio da entrevista a que a reportagem do Terra do Mandu teve acesso o prefeito fala “a gente não vê condições técnicas neles, muito menos físicas. E a gente tem que ser muito claro, tem que parar de hipocrisia, demagogia, tem que falar o que é verdade. Nós vamos colocar guarda armada para proteger nosso patrimônio. E essas pessoas estarão (parte inaudível) e a guarda municipal vai estar circulando na rua (parte inaudível) população uma tranquilidade maior”.

A jornalista da rádio pergunta: “ao todo serão quantos contratados?” e o prefeito responde: “Esse número eu não tenho de cabeça aqui. Mas será um número necessário para proteger as escolas, nossos postos de saúde, é todo patrimônio que é do povo de Pouso Alegre”.

Quando a jornalista faz a próxima pergunta que o prefeito Rafael Simões entra na parte considerada mais grave pela categoria.

Jornalista: “Mas isso, em nenhum momento, significaria a anulação da guarda municipal”?

Prefeito: “A princípio não. Mas se for preciso, se for preciso eu vou extinguir. Mas eu não estou nesse momento pensando. Mas já que a guarda está tão preocupada com isso, eu posso até pensar sim. Então, as pessoas precisam entender que o que é pra ser feito, vai ser feito. Não tô aqui pra proteger a ou b, eu tô aqui para fazer o que for melhor para o povo de Pouso Alegre”

Repercussão

Após a veiculação da entrevista, o presidente do Sisempa, Leon Camargo, repudiou e considerou a fala do prefeito Rafael Simões uma ameaça à categoria.

Para Leon, o prefeito não respeitou a longa história da Guarda Municipal e, se há incapacidade técnica na corporação, é de responsabilidade da prefeitura disponibilizar os meios para que os guardas sejam capacitados. “O que temos acompanhado é a deterioração das condições de trabalho da Guarda Municipal, a falta de incentivos profissionais básicos, a começar pela falta de uniformes, e o completo desinteresse dessa gestão em oferecer capacitação a esses servidores que cumprem uma missão tão fundamental.”, diz o presidente.

Veja nota na íntegra:

Prefeitura emite nota após repercussão

Nesta sexta-feira (13), a Assessoria de Comunicação da prefeitura enviou nota sobre o posicionamento do prefeito durante a entrevista à Rádio Difusora e as ações que estão sendo tomadas para equipar e treinar a Guarda Municipal.

Leia a nota na íntegra:

O posicionamento do prefeito municipal se deu dentro do contexto da entrevista.  A prefeitura esclarece que a Guarda Municipal ficou sem investimentos durante mais de 10 anos, sequer tinham uma viatura para realizarem suas atividades. No ano de 2017, a Guarda Municipal foi contemplada com 05 viaturas zero quilômetros, inclusive uma viatura operacional que foi adquirida com o apoio do Ministério Público do Trabalho, além de rádios comunicadores e outros apetrechos operacionais.

Já foram realizados levantamentos para a aquisição de fardamento e outros equipamentos para a Guarda Municipal, sendo que a licitação deverá ser concluída no prazo de 60 dias. O comandante da Guarda Municipal já está selecionando alguns GM’s para receberem treinamentos específicos e atuarem no trânsito e em outras atividades operacionais.  Estes GM’s são os que serão liberados da situação de “vigias” com a contratação da empresa que fará a vigilância em determinados prédios públicos. Esclarecemos que o povo de Pouso Alegre  deseja e espera mais segurança nas praças e ruas da cidade, serviços que entendemos ser que estes GM’s poderão proporcionar ao cidadão pouso-alegrense.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas