Morre Jair Siqueira, ex-prefeito de Pouso Alegre

Magson Gomes / 08 julho 2018

Jair Siqueira, ex-prefeito de Pouso Alegre, morreu na manhã deste domingo (08). A morte foi confirmada pela família. Segundo a filha Cristina Siqueira, o ex-prefeito faleceu às 10h no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde estava internado desde há nove dias. Ele teve uma pneumonia e não resistiu.

Jair Siqueira completou 82 anos no último dia 30 de junho. Ele foi prefeito de Pouso Alegre por três mandatos. Siqueira também foi deputado federal.

Segundo a família, o ex-prefeito já estava bastante debilitado nos últimos anos em decorrência do mal de Parkinson, o que afetou todos seus movimentos. No dia 29 de junho ele teve uma crise de pneumonia e uma parada cardiorrespiratória e foi hospitalizado.

Jair Siqueira é sempre lembrado como uma das principais lideranças políticas de Pouso Alegre. Para a filhaa Cristina Siqueira o pai deixa um bom legado. “Foi um grande homem para a cidade. Um pai maravilhoso. Em todo lugar que ele ia, até mesmo aqui dentro do hospital, as pessoas iam até ele para agradecer. É essa herança que ele deixa para nós”.

Velório

O corpo do ex-prefeito será velado na Câmara Municipal de Pouso Alegre, a partir das 14h. O sepultamento será nesta segunda-feira.

Biografia política de Jair Siqueira

Nascido no dia 30/06/1936 em Paulistas, cidade do Norte de Minas, antes da política Jair Siqueira fez carreira como empresário, atuando no estado de São Paulo e vindo para Pouso Alegre em 1980 como fundador e Diretor-Presidente, Empresas Grupo SIGRA.

Ele entrou para a política aos 62 anos, em 1988 se filiou no extinto PFL para ser candidato a prefeito de Pouso Alegre. Foi eleito para o primeiro mandato de 1989-1992. Em 1994 se candidatou a deputado federal e foi eleito para o mandato de 1995-1999, porém, ele renunciou ao mandato de deputado para voltar a prefeitura de Pouso Alegre ao ser eleito para o segundo mandato de prefeito entre os anos de 1997-2000.

Terceiro mandato teve cassação e volta com autorização da justiça

Jair Siqueira em 2008 , ao lado da esposa Lillian Narbot Siqueira, quando retomava o cargo de prefeito, após ter o mandato cassado pela Câmara. (Foto: Magson Gomes)

No terceiro e último mandato de prefeito de 2005-2008 Jair Siqueira enfrentou o período mais conturbado em sua carreira política. Após denúncia de um ex-assessor na prefeitura, Siqueira enfrentou um processo de cassação na Câmara Municipal. Ele foi cassado pelos vereadores, mas, após uma batalha na justiça e 10 meses afastado, Jair Siqueira conseguiu retornar ao cargo de prefeito de Pouso Alegre.

Ouça a entrevista concedida pelo ex-prefeito a este jornalista em abril de 2008, no momento em que ele retornava à prefeitura:

Em dois de janeiro de 2009, Jair Siqueira deixou a prefeitura de Pouso Alegre, ao fazer a transmissão de cargo para o prefeito eleito Agnaldo Perugini:


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas