Notícia

Três toneladas de inseticida proibido no Brasil são apreendidas em Pouso Alegre

Apreensão do inseticida Paraquat aconteceu na Fernão Dias e equipe da Polícia Rodoviária Federal constatou diversos indícios de adulteração

Iago Almeida / 21 fevereiro 2022

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 3 toneladas de um inseticida que tem fabricação e uso proibidos no Brasil, na Fernão Dias, em Pouso Alegre. A apreensão aconteceu por volta das 9h45 de sábado (19/02), durante fiscalização de trânsito no km 871 da BR-381.

De acordo com a PRF, após verificaram os documentos apresentados pelo motorista, os policiais resolveram verificar a carga, momento em que constataram que o produto analisado tinha aspecto do inseticida Paraquat (entretanto, o produto é conhecido por herbicidas). E foi o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que constatou que o produto tinha aspecto do inseticida que é proibido no Brasil.

“Ao observar os produtos transportados, observando detalhes dos rótulos, tampas, lacres e inscrições nas embalagens, a equipe constatou diversos indícios de adulteração, o que fez concluir tratar-se de produto diverso do declarado em nota fiscal. Em razão da rota, dos elementos relacionados à ocorrência e do relado do motorista, a equipe suspeitou tratar-se de agrotóxico contrabandeado disfarçado de produto fertilizante, prática comum do crime organizado”, explicou a PRF.

Sendo assim, foram constatados os crimes de Contrabando e Crime Ambiental. A carga foi encaminhada para a Polícia Federal de Varginha, enquanto o motorista foi dispensado por determinação da PF.

Mais Lidas