Foliões de reis são homenageados com música de cantor de Silvianópolis; vídeo
Canção recebeu o nome de ‘Folia de Brasileu’, um dos integrantes de folias de Pouso Alegre e Silvianópolis.
Magson Gomes / 06 janeiro 2022Canção recebeu o nome de ‘Folia de Brasileu’, um dos integrantes de folias de Pouso Alegre e Silvianópolis.
Magson Gomes / 06 janeiro 2022Nesta quinta-feira, 6 de janeiro, é celebrado o Dia de Reis. Data que marca o encerramento das celebrações natalinas, quando a árvore de Natal e os enfeites são desmontados. Esse dia também, tradicionalmente, sempre foi marcado com muita cantoria das folias de reis pelo interior do Brasil.
Em Pouso Alegre não existe mais a festa que ocorria no bairro dos Afonsos, com um grande almoço com apresentações de companhias da região. Mas essa cultura popular ainda está viva na memória de muita gente.
O grupo do bairro ainda existe e faz apresentações nas casas das pessoas. Pela região também existem outras companhias que mantêm essa tradição de apresentar entre a noite de Natal e o dia 6 de janeiro, como Silvianópolis, Espírito Santo do Dourado, Turvolândia.
Música que homenageia os foliões de reis
No mês passado, ainda próximo do Natal, o Festival de Cultura Popular Senhora do Rosário reuniu, em Silvianópolis, alguns grupos da região. Durante o evento, foi lançado o CD autoral do músico Júnior Faria, natural da cidade e que traz uma homenagem aos foliões de reis.
A canção intitulada ‘Folia de Brasileu’ carrega o nome de um dos mestres das folias da região, o senhor Zé Brasileu. O folião transitou pelas folias de Silvianópolis e Pouso Alegre por mais de oito décadas e é autor de dois livros sobre seu ofício.
No calendário cristão, o Dia de Reis marca o momento que três reis magos do Oriente foram visitar o recém-nascido Jesus Cristo.
Sobre o trabalho de Júnior Faria
O CD Essências de Santana tem 10 músicas, sendo nove de autoria de Júnior Faria e uma de domínio público. O músico, de 24 anos, aprendeu a cantar e tocar violão ainda com 9 anos, sozinho. O trabalho profissional começou há dois anos. Júnior faz curso de licenciatura em música.
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu