Notícia

Prefeitos do Sul de Minas tentam liberação de “Pare e Siga” em trecho da BR-459

Serra de Piquete-SP ainda continua interditada e prefeituras da região pedem que providências sejam tomadas para liberação do trecho

Iago Almeida / 03 janeiro 2022

Prefeito de Delfim Moreira, Edilberto Marques esteve na barreira nesta segunda-feira (03/01) / Foto: Prefeitura de Delfim Moreira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a BR-459, no trecho de Piquete (SP), segue interditada e sem previsão de liberação ao trânsito no trecho de Piquete (SP). Entretanto, prefeitos de Delfim Moreira, Wenceslau Braz e Marmelópolis, juntamente com o prefeito de Piquete, estão tentando a liberação do “Pare-Siga” na rodovia.

O trecho foi interditado após diversas quedas de barreiras entre a divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais (Km 0) até a sede do município de Piquete (Km 14), em decorrência das fortes chuvas no período dos dias 17 e 18 de dezembro. Uma inspeção realizada no dia 21 de dezembro, por uma equipe especializada em geotécnica, constatou que há risco de instabilidade do solo. Assim, a pista foi bloqueada entre os quilômetros 0 e 14 da estrada.

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Delfim Moreira afirmou que o Prefeito Edilberto Marques esteve na barreira nesta segunda-feira (03/01) e fez contato com o Superintendente do DNIT para a liberação do “Pare-Siga” em dias não chuvosos, liberando o fluxo de carros e caminhões leves e médios no trecho interditado.

Ainda segundo a Prefeitura, foi recebida a informação de que uma empresa contratada irá fazer uma nova avaliação no local ainda esta semana para dar o laudo técnico se deve ou não liberar. “Os serviços serão realizados o mais rápido possível”, afirmou o Executivo.

Um ofício foi redigido e enviado ao DNIT após reunião por videoconferência no último dia 29 de dezembro. O documento também chegou a solicitar uma nova videoconferência para esta segunda-feira (03/01), para esclarecimentos dos impactos da interdição, e risco das rotas alternativas para a região.

Participaram da reunião o Prefeito Delfim Moreira, Edilberto; o vice-prefeito Dujô; Edvaldo José Bitencourt, Prefeito de Wenceslau Brás; Camilo Alberto Ribeiro da Silva; Prefeito de Marmelópolis; Antônio Carlos Mineiro, Prefeito de Cachoeira Paulista; Jucemar Paulo dos Santos e Marcos Vinícios de Oliveira Costa, vereadores de Delfim Moreira; Cleber Mateus Tomazi de Oliveira e Marcos Rafael Gonçalves Uchoas, vereadores de Piquete; Demerson Araújo, líder da comunidade local B. Barreira de Delfim Moreira; e José Auguto Soares, líder dos proprietários de comércio às margens da BR-459 em Delfim Moreira.

Medida aprovada

Com a decorrência de rodovias danificadas pelas recentes chuvas fortes em todo o país, foi aprovada a Medida Provisória Nº 1.086 que abre um crédito extraordinário em favor do Ministério da Infraestrutura no valor de R$ 200 milhões. O dinheiro será usado para recuperar estradas das regiões Nordeste, Norte e Sudeste dentre elas a BR 459 e tem previsão de início neste mês de janeiro.

Rotas alternativas

Até que o problema seja resolvido, os usuários que se deslocarem entre as regiões do Vale do Paraíba e o Sul de Minas Gerais, deverão buscar rotas alternativas. Confira algumas das rotas que podem ser seguidas:

Rota 1: em Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, siga para a MG-173, passe por Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí e Sapucaí-Mirim. Siga pela SP-042 e continue pela SP-050, passando por Monteiro Lobato, chegando a São José dos Campos.

Rota 2: em Piranguinho, siga pela MG-295, passando por Brazópolis e Paraisópolis até a MG-173, prosseguindo em direção a São Bento do Sapucaí e Sapucaí-Mirim. Depois, prossiga na SP-042 e continue pela SP-050 até a SP-046. Siga pela SP-046, passando por Santo Antônio do Pinhal.

Rota 3: pegue a saída da Via Dutra e siga pela BR-354/MG, passe por Itamonte, Santana do Capivari e Pouso Alto chegando a MG-470. Siga pela MG-470, passe por São Lourenço e Carmo de Minas até a MG-347 na direção do município de Cristina. Prossiga em direção a Itajubá.

Rota 4: em Piquete pegue o atalho para a Serra dos Marins, passe pelo bairro Saiqui e siga até Marmelópolis.

Motoristas devem pegar rotas alternativas para fugir da interdição na BR-459/SP / Foto: DNIT

Mais Lidas