Busca ativa visa público que não cumpriu imunização contra Covid
Em Pouso Alegre equipes de saúde vão até pacientes e Casa de Cultura é ponto extra de vacina
Nayara Andery / 15 dezembro 2021Em Pouso Alegre equipes de saúde vão até pacientes e Casa de Cultura é ponto extra de vacina
Nayara Andery / 15 dezembro 2021Enfermeira Carina aplica dose de reforço contra a Covid em Laércio.
A vacinação contra a Covid já caminhou bastante no país, mas, uma queda tem sido percebida em vários municípios. É o caso de Pouso Alegre, que antes tinha filas e agora, salas de imunização vazias em vários horários. Para encontrar quem não tomou a imunização por completo é realizada busca ativa e foi criado ponto extra de vacina.
A busca ativa de quem não completou a imunização é feita por equipes de saúde da família, em Pouso Alegre. Profissionais de saúde vão até os pacientes da região onde atua essa equipe. Outra medida foi a criação de um ponto central de imunização na Casa da Cultura, no Centro. O local está aberto há um mês com vacinação de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h.
Baixa procura tem sido notada há mais de duas semanas
Ana Carina de Paula é enfermeira e trabalha na Casa de Cultura. Ela comenta a baixa procura atualmente. “Nesse período de festa é muito importante o pessoal vir vacinar. E caiu bastante a procura de vacina. Então tem muita gente com o cartãozinho atrasado, com as vacinas atrasadas.”
Ela destaca que quem tomou imunizante da Pfizer agora tem intervalo de 21 dias entre as doses. Já o reforço tem prazo reduzido para cinco meses. Laércio de Jesus Oliveira procurou hoje a Casa de Cultura e recebeu a imunização de reforço na data exata. “Pra ficar bom, ficar mais livre da doença.”
A imunização no Brasil e em Pouso Alegre
O Brasil tem estudos sobre a vacinação publicados pela Our World in Data, que combina dados com pesquisas mundiais. Dados de 14 de dezembro apontam que 77,6% da população tomou ao menos uma dose. Com esquema de duas doses ou dose única são 65,9%, enquanto apenas 10,1% tomou o reforço.
Boletim municipal divulgado nesta quarta-feira (15/12) com dados de 10 de dezembro, mostram cobertura com primeira dose em 102,4%, ou seja, 128.403 pessoas. O número está acima do nacional, assim como o da vacinação completa com duas doses é de 90,1%.
A soma de segunda dose (112.650) e dose única (3.713) é de 116.363 pessoas. Apenas 15.994 tomaram o reforço do imunizante até a última sexta-feira (10/12). Comparamos o boletim de 26 de novembro com o atual, que tem 15 dias de intervalo. Ao todo 912 receberam a primeira dose, 6.674 tomaram a segunda dose e 1.423 o reforço.
Tem vacinação neste final de semana
Para chegar a mais pessoas, a estratégia em dezembro inclui um dia extra de campanha. No próximo sábado (18/12) o posto de Puericultura será aberto de 8h às 16h para vacinação contra Covid, aponta a prefeitura.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu