Notícia

Suposto canil clandestino com filhotes de raça é encontrado em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 13 fevereiro 2021

Os filhotes e adultos de raças (maltês, Yorkshire, Shih-tzu, lhasa apso e pug) estavam em baias sem condições para o abrigo dos animais. A dona foi conduzida pela PM para a delegacia da Polícia Civil (VEJA VÍDEO ABAIXO)

Em baias com piso de cerâmica, filhotes dormiam sobre a ração para se aquecer. Imagem: reprodução

Um suposto canil clandestino foi encontrado em Pouso Alegre, Sul de Minas, na tarde deste sábado (13). No local, na região do bairro São João, foram encontrados 22 animais de raças. Eles estavam em cinco baias que, segundo a Polícia Militar, estavam inadequadas para abrigar os cães.

A denúncia de que havia um canil clandestino no local foi recebida pela ONG ‘Adote um Vira Lata’. Integrantes da ONG foram à residência, acompanhados da Polícia Militar e do vereador Arlindo da Motta Paes, defensor das causas dos animais.

Entre as raças encontradas no local, havia maltês, Yorkshire, Shih-tzu, lhasa apso e pug.

Em vídeo enviado à redação do Terra do Mandu, o vereador mostra como os cachorros, entre filhotes e adultos, viviam. As baias em piso cerâmica sem tecidos ou tapetes para o aquecimento dos bichos. Alguns filhotes dormiam em cima da vasilha de ração, devido ao frio. Segundo o vereador, e informação confirmada pela PM, havia cães com sarna (veja vídeo abaixo).

A suspeita é que a dona do canil estaria criando os animais para serem vendidos. Em conversa com os integrantes da ONG e policiais, a mulher negou que esse fosse o intuito da criação dos cães.

De acordo com a PM, os 22 animais encontrados no local foram entregues à ONG Adote um Vira Lata, que cuidará dos cães até as devidas melhorias serem feitas no canil. A dona dos animais foi conduzida para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. Ainda não há informações se o delegado de plantão considerou crime de maus-tratos, que poderia levar a dono do canil à prisão em flagrante.


Mais Lidas