Notícia

Transporte escolar particular deve seguir regras específicas para atuar em Pouso Alegre

Gabriella Starneck / 05 fevereiro 2021

Além das exigências já conhecidas, outras medidas também terão que ser adotadas para evitar a transmissão e contágio da Covid-19. 

Os veículos particulares de transporte escolar deverão respeitar uma série de regras para atuarem em Pouso Alegre na volta às aulas. Além das exigências já conhecidas, como obrigatoriedade da carteira D, por exemplo, medidas também terão que ser adotadas para evitar a transmissão e contágio da Covid-19.

“A Secretaria de Trânsito é responsável por emitir os alvarás de autorização para esses veículos. E a gente gostaria de lembrar que esses veículos, para transitar transportando alunos, precisam respeitar algumas regras do código de trânsito. São regras que já valem há muito tempo, quem já trabalha com isso sabe como funciona”, afirma o diretor de transportes, Josué Emerick.

As exigências garantem que o veículo e motorista estejam habilitados para transportar os estudantes. Para isso, é necessário que o transporte escolar tenha equipamentos como tacógrafo, câmera de ré, retrovisor diferenciado cinto de segurança em todas as poltronas, entre outros. Tudo isso para garantir a segurança dos alunos. 

Vale destacar que o transporte escolar passa por uma inspeção semestral para verificar se o veículo tem os equipamentos citados, e se estão funcionando. A Prefeitura emite o alvará mediante a essas condições, com o intuito de garantir que o veículo e motorista estão aptos.

A dica é verificar se o veículo possui um selo de autorizado. “Quando o pai ou  mãe vai contratar o transporte, se o veículo tiver esse selo atualizado, quer dizer que aquele veículo, aquele motorista está em condição de transportar seu filho. Agora quando eu contrato um veículo que não está autorizado, eu posso estar colocando em risco a criança que está sendo transportada”, alerta o diretor.

Novas exigências com a pandemia

O transporte escolar também terá que adotar medidas para evitar a transmissão e contágio da Covid-19. As regras básicas de enfrentamento à pandemia permanecem: distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos. Além disso, outros critérios terão que ser atendidos:

  • Veículo deve estar regularizado e possuir selo da Secretaria Municipal de Trânsito afixado em local visível;
  • Cada veículo deverá ter monitores para orientar o embarque e desembarque dos alunos quanto ao uso correto de máscaras, além de disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos;
  • Os veículos deverão ser higienizados antes do embarque dos alunos e ter assentos isolados para respeitar o distanciamento de 1,5m;
  • As máscaras devem ser usadas durante todo o trajeto e o aluno deve ocupar apenas os assentos permitidos para uso;
  • No final do trajeto, o veículo deverá ser higienizado por completo para nova rota.

“A Prefeitura de Pouso Alegre ressalta aos pais: verifique a situação dos veículos que realizarão o transporte de seus filhos. Não os coloque em risco!”, consta na nota da prefeitura.


Mais Lidas