Após morte de macaco com febre amarela, Cachoeira de Minas intensifica vacinação

Terra do Mandu / 27 fevereiro 2018

A prefeitura de Cachoeira de Minas divulgou comunicado para informar à população da cidade que um macaco encontrado morto no bairro Beira Rio, em janeiro, estava com febre amarela. O resultado da análise feita em Belo Horizonte na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) saiu na semana passada. Após esse diagnóstico, a secretaria municipal de Saúde intensificou a vacinação contra a doença no município. Moradores da zona urbana e da zona rural estão sendo chamados para se imunizar.

Quatro equipes de saúde foram mobilizadas e iniciaram a vacinação de casa em casa. A meta é atingir 95% da população.

Segundo nota da prefeitura, com o resultado sobre a morte do macaco, “o município está em situação de alerta para a Febre Amarela, pois confirma-se que há circulação do vírus em primatas nas áreas silvestres do município”.

Ainda de acordo com a prefeitura, nenhum morador da cidade foi infectado com o vírus ou teve está sob suspeita.

Mortes de pessoas na regional de Pouso Alegre

Quatro pessoas morreram em decorrência da febre amarela neste ano em cidades próximas a Cachoeira de Minas. Três mortes foram confirmadas em Conceição do Ouros e uma morte confirmada em Paraisópolis. Esses são os casos que evoluíram para obtido na regional de Saúde de Pouso Alegre.

Em todo o estado, já são 222 casos confirmados de febre amarela, com 86 mortes.

Confirmada 3ª morte por febre amarela em Conceição dos Ouros

Locais e horários para vacinar em Cachoeira de Minas.

Unidade básica de Saúde Vista Alegre (Rua Maria Rita de faria, n° 157, Vista Alegre):
· Às segundas-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, e primeiro sábado de cada mês, das 08:00 às 18:30 horas;

Unidade de Saúde da Família Cruzeiro: (Rua Oliveira Cobra, nº 433, Cruzeiro):
· Às terças-feiras e sexta-feira, das 8:00 às 15:30 horas;

Posto de Saúde do Itaim: (Rua Gomes Tavares, n 212 – Distrito do Itaim):
· De segunda à sexta-feira, das 08:00 às 15:30 horas.

A orientação é para toda a população verificar o cartão vacinal. Caso não possua cartão de vacinação ou não tenha registro da vacina contra febre amarela, procure seu agente comunitário de saúde ou vá até as salas de vacinação do município nos dias e horários informados.

Vacinação é a medida mais importante

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça que a medida mais importante para prevenção e controle da Febre Amarela é a vacinação. Por este motivo, toda a população que reside ou que se desloque para regiões silvestres, rurais ou de mata de áreas com recomendação de vacina (ACRV), deve se imunizar no Posto de Saúde mais próximo de sua casa.

Pessoas com mais de 59 anos deverão consultar a equipe de saúde para avaliação do benefício desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa etária e as contraindicações. Da mesma forma, as gestantes deverão consultar a equipe médica para que esta avalie as contraindicações.

A vacina contra Febre Amarela está disponível, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades de saúde, e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas