Projeto Lixo Zero, que permitia trocar reciclável por comida, encerra as atividades em Pouso Alegre

Magson Gomes / 16 janeiro 2018

Presidente da ONG que mantinha o projeto lamenta não ter condições para manter o Ecoponto.

Esta segunda-feira, 15 de janeiro, foi de tristeza para o presidente da ONG Plante Vida. Após sete meses funcionando, João Mariano se viu obrigado a encerrar as atividades do projeto Lixo Zero, onde pessoas levavam seus materiais recicláveis até o Ecoponto e trocavam por alimentos. O presidente lamenta, mas diz que era impossível continuar com o projeto devido os gastos serem superiores a arrecadação.

A ONG mantém outros projetos como cultivo de mudas de plantas e construção de fossas biodigestoras.

A reportagem do Terra do Mandu conversou com João Mariano. Ele conta que, por ser apenas um Ecoponto funcionando no bairro Santo Antônio, a exigência de mão-de-obra era grande. E que, a maioria das pessoas, traziam o material reciclável e levava os produtos do mercadinho em troca. Ou seja, existia pouca doação para fazer caixa e garantir a sustentabilidade do projeto.

“O Lixo Zero é um projeto social maravilhoso. É uma pena ter que parar”, diz João Mariano.

Leia sobre o início do projeto: Projeto em Pouso Alegre permite trocar lixo reciclável por comida.

Ecoponto funcionava no bairro Santo Antônio (Foto: divulgação Plante Vida)

Em nota divulgada na página da ONG Plante Vida, João Mariano explicou que teve apoio de algumas pessoas e instituições. Mas não foi o suficiente para manter o projeto. E por falta de recurso financeiro, as atividades do Ecoponto foram encerradas neste mês.

Prefeitura poderia ajudar com os Ecopontos

O presidente da ONG diz que a prefeitura de Pouso Alegre até deu apoio dentro do que era permitido. Mas ele acredita que a administração municipal poderia implantar e manter as estruturas dos Ecopontos pela cidade e isso já ajudaria manter um projeto como o Lixo Zero. “Sozinho não vou consertar o mundo. É uma pena. Estou disponível para dar o suporte possível”.

Entramos em contato com a prefeitura para saber se existe um planejamento para instalar Ecopontos na cidade. A informação é que há previsão de implantação dos ecopontos. Mas sem prazo para isso ocorrer.

“Faz parte do planejamento (Plano de Governo, item 5.4) a instalação de ecopontos. O que será feito é a abertura, via chamamento público, de processo para operacionalização da coleta seletiva, ecopontos, no município. A Prefeitura está aguardando a finalização do Orçamento/Emendas tramitadas na Câmara Municipal onde já são previstos recursos na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para “Projeto de Coleta Seletiva”, Projeto de Lei 888/17″, diz texto enviado pela prefeitura.

Coleta seletiva

A coleta seletiva foi retomada na cidade no segundo semestre do ano passado. Para ter o material recolhido, o morador tem que ligar na prefeitura e fazer o cadastro para pedir que o caminhão passe na sua rua.

O cadastro deve ser feito através do telefone 3449-4195, entre 13h às 16h.

Leia: Coleta seletiva é retomada em Pouso Alegre através de parceria com Associação de Catadores.

Galpão para onde é levado material reciclável recolhido pela Acampa (Associação de Catadores de Pouso Alegre)

Veja nota na íntegra sobre o fechamento do Ecoponto:

Nota de Esclarecimento

Viemos por meio desse post, esclarecer o que para alguns já foi divulgado.

Por motivo de recurso financeiro, não poderemos mais manter o Ecoponto nos moldes que estamos trabalhando, pois, toda a ajuda que tivemos não foi suficiente para manter o projeto.

Foram muitas as ajudas, financeiras ou não, porém, desde o começo estamos trabalhando com um déficit financeiro o qual tornou inviável e seria irresponsabilidade nossa continuar a ponto de gerar uma dívida que talvez não pudesse ser paga.

Agradecemos muito a todos que nos ajudaram, nossos voluntários, nossos patrocinadores, nossos colaboradores, enfim, todos que trabalhou em prol desse projeto.

Não existe culpado por isso, todos ajudaram conforme suas possibilidades. Seremos eternamente gratos.

Nossos funcionários trabalharam mais o mês de janeiro, afim de avisar a todos e também receber o pessoal que ainda irá até nossa sede. Também estaremos nesse mês aberto para poder atender a quem tiver pontuação para retirar suas mercadorias.

Quem vier até a sede com material reciclável a partir do dia 02 de janeiro de 2018, explicaremos que o mesmo não terá pontuação, apesar de podermos receber para que não tenha que levar de volta para casa. Essa recepção será finalizada no dia 15 de janeiro de 2018. A partir dessa data não mais receberemos materiais recicláveis.

Para a troca dos pontos acumulados até a data de hoje, estaremos aberto até dia 15 de janeiro de 2018. Após essa data, quem não trocou sua pontuação, será considerada como doação ao projeto e a mesma será extinta.

Caso tenha alguém com dúvida, favor entrar em contato pelo telefone (35) 3647-3268 ou presencialmente em nossa sede que estaremos dispostos a atender como sempre fizemos com todos.

Mais Lidas