
Foto: PMPA
Pouso Alegre alcançou um importante reconhecimento para sua política de preservação histórica. O município foi um dos treze selecionados em Minas Gerais para receber a certificação da Declaração de Acervos Culturais (DAC).
A homenagem ocorreu nesta quarta-feira (4/3) durante o 9º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Jaqueline Costa, Secretária de Comunicação Social, Lazer e Turismo de Pouso Alegre, recebeu o prêmio.
A certificação, entregue pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), é válida para o exercício 2025–2027. O título destaca as cidades que atingiram pontuação máxima nos três equipamentos culturais avaliados pelo programa estadual: arquivo público, biblioteca pública e museu público.
Ao lado de cidades como Ouro Preto, Itabira e Poços de Caldas, Pouso Alegre foi reconhecida pela Secult-MG que ressaltou o desempenho desses municípios deve servir de modelo para que outras localidades avancem na estruturação de suas políticas de memória.
Compromisso com a memória e o patrimônio
Segundo a Prefeitura de Pouso Alegre, a conquista da DAC completa reflete o planejamento e a organização técnica da administração municipal. Essa iniciativa faz parte do Programa ICMS Patrimônio Cultural.
“Para receber o selo, a cidade demonstrou capacidade de estruturar seus equipamentos de forma integrada, garantindo a preservação documental, bibliográfica e museológica. O objetivo é incentivar as prefeituras a investirem na qualificação de seus espaços, facilitando o acesso da população à história e promovendo a democratização da cultura”, explicou o Executivo, em nota para a imprensa.