
Prédio do antigo CNEC vai abrigar Campus da UNIFEI em Pouso Alegre. Imagem Prefeitura.
Vereadores de Pouso Alegre aprovaram por unanimidade a doação do prédio da prefeitura, conhecido como antigo CNEC, para a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O Projeto de Lei nº 1.645/2026 foi aprovado em única votação, nesta terça-feira (10/2).
A UNIFEI vai abrir o Campus em Pouso Alegre voltado para cursos inéditos de bacharelado na área de Tecnologia. São cursos de Inteligência Artificial (IA), Cibersegurança e Engenharia de Software, sendo que esse é o primeiro em uma universidade federal em Minas Gerais. As aulas começam em 9 de março.
O Projeto de Lei contempla a doação do imóvel na Praça Dr. Alcides Mosconi, 55, bairro Nova Pouso Alegre e um convênio. A prefeitura vai custear o registro da escritura de doação e transferir recursos para a estruturar o imóvel.
O investimento é de R$ 2 milhões. A partir de 2027, as despesas de manutenção, conservação e operação das edificações serão de responsabilidade da UNIFEI.
De acordo com a Câmara Municipal, “a doação do imóvel visa promover o desenvolvimento educacional, científico, tecnológico e inovador de Pouso Alegre e da região, inserindo a cidade como um polo de ensino superior na área de computação avançada. O texto segue para sanção do prefeito.
Como será a graduação na UNIFEI em Pouso Alegre
Cada turma tem 40 vagas e as aulas serão em período integral. As inscrições pelo SISU terminaram em 23 de janeiro. O prédio vai abrigar uma turma de cada curso e dois laboratórios.
Esse campus deve se tornar referência em cursos de tecnologia na região. A prefeitura estima que a UNIFEI vá expandir os cursos, nos próximos anos.
Cursinho e educação infantil funcionam no local
O prédio doado à UNIFEI abriga atualmente o Curso Pré-Vestibular e Pré-Enem Municipal, além do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Maria Grafira. De acordo com a prefeitura, a UNIFEI quer assumir o cursinho, na mesma sede.
Já o CEIM vai continuar inicialmente no térreo do prédio. O acesso é distinto do que será usado pela UNIFEI, que abrange o segundo e terceiro andar.
Em 19 de janeiro, o Terra do Mandu divulgou reportagem sobre o anúncio da prefeitura de mudar o CEIM para a antiga Escola Estadual Prefeito Custódio Ribeiro de Miranda, abandonada desde 2020. O Governo Estadual doou o imóvel ao município.
A prefeitura vai demolir a escola abandonada e construir a sede do CEIM no local. A previsão de mudança é entre o fim de 2027 e início de 2028.