Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Câmara aprova projetos de inclusão para alunos com TEA e TDAH nas escolas de Pouso Alegre

Os três projetos aprovados são de autoria do Fred Coutinho / Foto: Câmara Municipal

Foram aprovadas nesta terça-feira (3/2), na Câmara Municipal de Pouso Alegre, três projetos de lei de autoria do vereador Fred Coutinho, que tratam de inclusão nas escolas do município. Os projetos foram aprovados por unanimidade e em primeira votação.

Duas das propostas abordam a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já a terceira prevê a criação de medidas de apoio a estudantes com dislexia e/ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Agora, os textos precisam passar por uma segunda votação.

Símbolo do TEA em uniformes

O primeiro a ser votado foi o Projeto de Lei nº 8.132/2025, que trata da possibilidade de inserção do símbolo do Transtorno do Espectro Autista nos uniformes escolares da rede municipal.

De acordo com o vereador Fred Coutinho, o uso do símbolo seria feito apenas caso os pais ou responsáveis solicitarem e após comprovação do diagnóstico da criança.

Conforme a proposta, as escolas municipais deverão também desenvolver campanhas educativas sobre inclusão e respeito às pessoas com TEA. O objetivo da matéria é promover um ambiente escolar mais acolhedor, inclusivo e atento às necessidades específicas desses alunos.

Adaptação de sinais sonoros

Já o PL nº 8171/2025 propõe tornar obrigatória a adaptação dos sinais sonoros e campainhas nas unidades escolares para atender alunos com TEA para garantir o bem-estar de alunos diagnosticados com esse transtorno.

Segundo o projeto, as adaptações, que deverão ser feitas de forma gradual, podem incluir a substituição de sirenes tradicionais por músicas suaves ou sons menos agressivos, o uso de sinais visuais em conjunto com sinais sonoros, como luzes intermitentes ou letreiros digitais, além da redução do volume das sirenes e sons de aviso nos horários de entrada, intervalo e saída.

Apoio aos estudantes com TDAH

Por fim, o PL nº 8177/2025 institui diretrizes para a identificação, acompanhamento e apoio aos estudantes com dislexia e/ou Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na rede pública da cidade.

Entre os objetivos do programa estão promover formação continuada de profissionais da educação sobre o tema e o acompanhamento pedagógico individualizado, com flexibilização curricular para os estudantes.

Todos os três projetos ainda passarão por segunda votação na Câmara, antes de seguirem para sanção do prefeito Coronel Dimas.

Sair da versão mobile