Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Dia de Reis será celebrado com encontro de companhias tradicionais em Pouso Alegre

Dia de Reis será celebrado com tradicional encontro de companhias em Pouso Alegre

Companhias de reis da região celebram a Folia de Reis em Pouso Alegre, nesta terça-feira (06/1). O evento promovido pela Superintendência Municipal de Cultura será às 19h, em frente ao presépio na Praça da Catedral.

A Folia de Reis encerra o período natalino ao relembrar o Evangelho de São Mateus. O trecho bíblico se refere aos sábios do Oriente, chamados de reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar.

Os três reis magos são guiados pela estrela de Belém até Jesus, para o exaltar como Filho de Deus e Salvador da Humanidade. Eles o presenteiam com ouro, incenso e mirra.

A tradição da Folia de Reis remete à fé, música e é uma rica herança da cultura popular mineira. Estão confirmadas cinco companhias de reis de Pouso Alegre, Espírito Santo do Dourado, Machado e Congonhal.

O intercâmbio intercultural conta com os voluntários dos grupos e apoio das prefeituras para preservar a tradição. A Superintendente Municipal de Cultura, Regina Maria Franco Andere de Brito, destaca que essa celebração é um momento de união e mantém viva a memória desse patrimônio imaterial.

“A Folia de Reis é uma das expressões mais genuínas da nossa devoção e identidade. Realizar esse encontro em Pouso Alegre, recebendo grupos de cidades parceiras, é reafirmar o nosso compromisso com a valorização dos mestres e foliões que mantêm viva essa chama há gerações”, cita Regina.

A apresentação será com o grupo Magos do Oriente (Bairro Cervo, em Pouso Alegre) e as companhias Reis Magos do Oriente (Machado), As Pastorinhas (Machado) e Estrela de Luz (Congonhal).

Para participar desse momento é só chegar até a Praça da Catedral. O evento tem entrada gratuita. Em caso de chuva, a programação será transferida para o Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes, na Praça Dr. Garcia de Lima, 16, no Centro.

Encontro de folias acontecerá em frente o presépio montado na Praça da Catedral / Foto: Iago Almeida/Terra do Mandu

Sair da versão mobile