
Vigilância apreende linguiças após supermercado receber mercadorias colocadas na rua. Imagem prefeitura.
A Vigilância Sanitária apreendeu 90 kg de linguiça em um supermercado no Centro de Pouso Alegre, na véspera do Natal (24/12). O supermercado foi denunciado e imagens mostram os sacos com o alimento serem colocado na calçada, sem seguir normas sanitárias.
O supermercado fica na Avenida Vicente Simões. A prefeitura informa que ele desrespeitou as práticas do Procedimento Operacional Padrão de recebimento de mercadorias.
Segundo a prefeitura, as irregularidades são ausência de aferição de temperatura no recebimento das linguiças e o alimento ter sido recebido diretamente no chão. Fiscais constataram risco de contaminação dos alimentos.
A Vigilância Sanitária destaca que ao receber mercadorias, principalmente de origem animal, é obrigatório seguir normas sanitárias.
As regras incluem checar o prazo de validade de todos os produtos; verificar as condições da embalagem; observar a rotulagem adequada e a presença do selo de inspeção e aferir a temperatura dos alimentos resfriados e congelados.
Cada tipo de alimento deve ser recebido em temperatura adequada. Peixes e pescados refrigerados têm que estar entre 2°C e 3°C; carnes bovinas ou de frango refrigeradas entre 4°C e 7°C; carnes, pescados e demais produtos congelados em temperatura igual ou menor que -12°C.
Devido às irregularidades, a Vigilância Sanitária aplicou um Termo de Depositário Fiel. O supermercado terá que inutilizar os produtos e descartar no aterro sanitário, conforme as normas sanitárias vigentes.
A Vigilância vai abrir processo administrativo sanitário. A medida vai apurar as irregularidades e adotar as medidas cabíveis.
As fiscalizações são contínuas. O objetivo é proteger a saúde da população, garantindo a segurança alimentar e o cumprimento da legislação sanitária.
@terradomandu A Vigilância Sanitária apreendeu 90 kg de linguiça em um supermercado no Centro de Pouso Alegre, na véspera do Natal (24/12). O supermercado foi denunciado e imagens mostram os sacos com o alimento serem colocado na calçada, sem seguir normas sanitárias. O supermercado fica na Avenida Vicente Simões. A prefeitura informa que ele desrespeitou as práticas do Procedimento Operacional Padrão de recebimento de mercadorias. Segundo a prefeitura, as irregularidades são ausência de aferição de temperatura no recebimento das linguiças e o alimento ter sido recebido diretamente no chão. Fiscais constataram risco de contaminação dos alimentos. A Vigilância Sanitária destaca que ao receber mercadorias, principalmente de origem animal, é obrigatório seguir normas sanitárias. As regras incluem checar o prazo de validade de todos os produtos; verificar as condições da embalagem; observar a rotulagem adequada e a presença do selo de inspeção e aferir a temperatura dos alimentos resfriados e congelados, que devem estar em temperaturas exigidas de acordo com cada tipo de carne. Devido às irregularidades, a Vigilância Sanitária aplicou um Termo de Depositário Fiel. O supermercado terá que inutilizar os produtos e descartar no aterro sanitário, conforme as normas sanitárias vigentes. A Vigilância vai abrir processo administrativo sanitário. A medida vai apurar as irregularidades e adotar as medidas cabíveis. As fiscalizações são contínuas. O objetivo é proteger a saúde da população, garantindo a segurança alimentar e o cumprimento da legislação sanitária. Reportagem publicada em terradomandu.com.br (link na bio e stories). Imagens prefeitura. #terradomandu #apreensão #supermercado #pousoalegre #fiscalização