
Foto: PMPA
Pouso Alegre, no Sul de Minas, ganhou quatro novos letreiros da marca turística “Vem pra Pouso Alegre”. Segundo a Secretaria de Comunicação Social, Lazer e Turismo, a ação é um marco estratégico para o fortalecimento do turismo e da identidade territorial do município.
A inauguração das letras caixa iluminadas aconteceu na última quinta-feira (11/12), na Avenida Tuany Toledo. Um dos letreiros foi instalado próximo ao início da Via Gastronômica, uma das principais avenidas da cidade.
As estruturas possuem 1,75 metro de altura por 3,60 metros de comprimento e foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. Além da Avenida Tuany Toledo, outros locais também recebem as letras caixa: Avenida Noroeste, Horto Florestal e Lago do Fórum.
A cerimônia de inauguração contou com um momento especial protagonizado pelas crianças do CEIAM – Centro De Ensino Integral Artístico Municipal, que realizaram a apresentação da música “Vem pra Pouso Alegre”.
De acordo com a Secretária de Comunicação Social, Lazer a Turismo, Jaqueline Costa, a iniciativa integra as ações de valorização da cidade como destino turístico, criando espaços simbólicos e iluminados para que moradores e visitantes registrem imagens e vivenciem a identidade de Pouso Alegre. As letras funcionam como um convite permanente para conhecer a cidade, seus atrativos naturais, culturais, históricos e econômicos.
“A marca ‘Vem pra Pouso Alegre’ é da nossa cidade. Trabalhamos essa marca há mais de cinco anos e, em 2021, lançamos oficialmente o ‘Vem pra Pouso Alegre’. O verbo ‘vem’ é um verbo de ação, de convite. Hoje é um marco histórico porque não estamos apenas apresentando a marca, mas entregando ações concretas que fazem jus a esse conceito e fortalecem o turismo do município”, destacou a secretária.
Sobre a marca
A marca “Vem pra Pouso Alegre” foi desenvolvida com base nos principais segmentos que representam o município. O símbolo da árvore, em tom verde, remete à natureza, às áreas verdes, praças e atividades ao ar livre.
O violão, em vermelho, representa a cultura e a tradição artística, tendo como referência o Teatro Municipal, bem tombado e um dos principais patrimônios culturais da cidade.
A igreja, em roxo, simboliza a riqueza histórica, com destaque para a Catedral Metropolitana e outros monumentos históricos. A sacola de compras, em amarelo, representa o comércio forte e diversificado, reforçando Pouso Alegre como polo regional econômico.
Já o trevo, presente no desenho da marca, simboliza boa sorte e faz referência a uma das principais portas de entrada do município, ligando as BRs 381 e 459.
Foto: PMPA