Ícone do site Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Grupo de artesãos leva arte do Sul de Minas para feira nacional de artesanato

Grupo de artesãos leva arte do Sul de Minas para feira nacional de artesanato

Artesãos de Pouso Alegre, no Sul de Minas, estão expondo seus produtos na 36ª Feira Nacional de Artesanato, uma das maiores do gênero na América Latina, que acontece em Belo Horizonte. A feira segue até dia 7 no Expominas.

Nesta edição, que tem a sustentabilidade como eixo central, o grupo está levando para a capital mineira o projeto “Ressignificar”, onde são aproveitados materiais, como jeans, para fazer a arte. O projeto se iniciou no cantinho mineiro, em Pouso Alegre.

A feira conta com a participação de 3,5 mil artesãos de todos os estados brasileiros, distribuídos em 700 estandes. Com o tema Sustentabilidade, a FNA busca associar a economia criativa à agenda ambiental. Uma das ações de destaque é o lançamento do selo “Artesanato Sustentável”, que irá identificar os artesãos comprometidos com práticas ecológicas.

Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, a presença do Estado na feira reafirma o papel estratégico da cultura e do artesanato na preservação da memória, na geração de renda e na promoção do desenvolvimento regional.

“A Feira Nacional de Artesanato é um encontro que traduz a força criativa do nosso povo e a riqueza dos nossos territórios culturais. Participar com ações que valorizam nossos mestres, tradições e saberes é reafirmar o compromisso de Minas com a economia criativa, com a sustentabilidade e com o reconhecimento das múltiplas identidades que compõem o nosso estado”, destaca.

A organização da Feira estima uma movimentação financeira de R$ 50 milhões, além da geração de cerca de 2 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, conectando artesãos, empreendedores, gestores e consumidores de todo o país.

Para Minas Gerais, protagonista nacional em cultura e artesanato, o evento é uma vitrine estratégica para o fortalecimento da economia criativa e para a ampliação do reconhecimento de seus territórios culturais.

As artesãs de Pouso Alegre, que enviaram vídeo, foram participar da feira com ajuda da Federação do Artesão Mineiro – FAM, que tem como presidente Rhaavi Dionísio. 

Mostra de presépios e folia de reis

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) também integra a programação, com a exposição “Cultura e Tradição”, composta por 22 presépios produzidos por artistas mineiros e de outros estados do país. A mostra é elaborada a partir do acervo da instituição, que é fruto de um tradicional concurso nacional com mais de 50 anos de existência.

Nesta quinta, a programação também contou com a apresentação do Grupo Folia de Reis de Sabará, reconhecido como o mais antigo do município, com mais de 120 anos de tradição.

Sair da versão mobile