Pouso Alegre receberá a 4ª Edição do Festival de Grafitti neste fim de semana, entre sábado (27/9) e domingo (28/9). O evento é promovido pelo coletivo Área 35 Crew e nesta edição vai colorir os muros da quadra do bairro Esplanada.
Tadeo participa do coletivo 𝗔𝗥𝗘𝗔 𝟯𝟱 𝗖𝗥𝗘𝗪, que já realizou três festivais de graffiti em Pouso Alegre. Em 2024, as artes foram estampadas no muro da quadra do bairro São Camilo. Antes, na Praça CEU. Ele concedeu entrevista ao Terra do Mandu, revelando detalhes do festival.
“A importante do Grafitti na sociedade é despertar o senso crítico. Por que quando a gente vê um outdoor, a gente não reclama, e às vezes quando a gente vê uma arte diferente em um muro a gente reclama? O Grafitti é uma ferramenta de transformação, que vem embelezando a nossa cidade. Podemos dizer que Pouso Alegre é a capital sul-mineira de Grafitti, tem muita arte em praticamente todos os bairros”, disse TADEO, artista e membro da comissão organizadora do festival.
Foto: Divulgação Area 35 Crew
Para a edição deste ano, a quadra do Esplanada foi toda preparado para receber as artes de dezenas de grafiteiros. E enquanto os muros ganham cores, o público ainda aproveita um som, palestras e tudo que um festival merece.
Foto: Divulgação Área 35 Crew
Este ano, o festival de grafite está promovendo uma campanha de conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É uma maneira divertida, colorida e chamativa de destacar a importância da inclusão e do respeito às pessoas autistas.
E um momento de dança também vai agitar quem gosta da cultura hip hop. E o melhor, com premiação em dinheiro para o vencedor da batalha de Breaking, um estilo de dança urbana que se originou na década de 1970, no Bronx, em Nova Iorque, Estados Unidos. Também é chamado de break dance e intercala movimentos rápidos, atléticos e acrobáticos com passos mais lentos e envolventes.
O objetivo de muitos grafiteiros é aproximar a arte ao dia a dia das pessoas, por meio da valorização de símbolos da cultura da periferia em painéis que surgem nas paisagens urbanas. E se você domina a arte do grafiti, é só chegar na Praça do Esplanada neste fim de semana que um pedaço do muro pode receber seus desenhos.
Mais informações: (35) 98824-0222